Palestra sobre drogas para jovens: O que falar, impactos e conscientização ao não uso
Palestra sobre drogas para jovens: Dados do Relatório Mundial sobre Drogas 2021, afirmou que cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas no mundo no último ano.
E mais de 36 milhões sofreram de transtornos e doenças mentais associados ao uso de drogas. Muitos ainda se questionam qual a importância da palestra antidrogas? Bem leia esta citação:
Sobretudo, sabemos quão delicado é o assunto das drogas, mas neste artigo queremos falar sobre a importância da palestra antidrogas. Isso porque há uma crescente do uso de drogas entre os jovens e adolescentes em todo mundo.
E o desenvolvimento de ações sociais de prevenção, conscientização do não uso são fundamentais para a saúde da juventude.
“A menor percepção dos riscos do uso de drogas tem sido associada a maiores taxas de consumo de drogas. As descobertas do Relatório Mundial sobre Drogas 2021do UNODC destacam a necessidade de fechar a lacuna entre percepção e realidade para educar os jovens e salvaguardar a saúde pública”, disse a diretora-executiva do UNODC, Ghada Waly. (Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime e Diretor-Geral do Escritório das Nações Unidas em Viena)
Saiba como podemos ajudar sua escola ou empresa com uma palestra para jovens, Fale Conosco!
[forminator_form id=”53567″]
O que falar em uma palestra sobre drogas?
Mais do que saber o que falar em uma palestra sobre drogas na escola, é preciso saber como falar, partindo do conhecimento das necessidades do público-alvo.
Compreender as necessidades locais, promover linguagem de fácil entendimento, trabalhar a partir da causa para o efeito são facilitadores na comunicação efetiva.
A palestra para jovens e adolescentes precisa ter como objetivo principal a comunicação eficaz com o público-alvo, visando o seguinte:
- Acolher;
- Informar;
- Prevenir;
- Conscientizar;
- Motivar ao não consumo de drogas;
- Educar.
Sobretudo, é preciso sintetizar ideias para facilitar o entendimento, saiba o que os jovens atuais mais procuram ou desejam e traga temáticas para discussão. Precipuamente tendo como foco ensiná-los a lidar com as questões das drogas de modo profícuos.
antes de mais nada explore o máximo da tecnologia, vídeos, imagens com slides sobre drogas, os tipos, efeitos, consequências do uso com o objetivo de informar.
Como falar para jovens sobre o uso de drogas?
Ao desenvolver uma palestra sobre drogas na escola, opte pela simplicidade. Seja simples, fale a linguagem dos jovens, a didática tem tudo a ver com o resultado final.
Foque na transmissão do conteúdo respeitando as caraterísticas e culturas locais de cada público. Por exemplo, uma palestra antidrogas para os jovens indígenas, apensar da temática ser a mesma para todos, a abordagem é diferente.
Pois são populações com culturas e educação diferentes, baixe gratuitamente um modelo de palestra sobre drogas para jovens em Power Point produzido por nossa equipe.
Como abordar o tema drogas na adolescência?
Prevalência do uso de drogas em adolescentes escolares, a Revista médica de Minas, publicou um artigo onde apontou dados de um estudado com cerca de 866 adolescentes, 41,0% do sexo masculino e 59,0% do sexo feminino.
Do total, 90,2% residiam na zona urbana e 9,8%, na zona rural. Do mesmo modo, quanto à faixa etária, 48,4% tinham entre 13 e 15 anos de idade, 37,0% entre 16 e 18 anos, e 14,6% entre 18 e 19 anos. Quanto a bebida alcoólica, 77,2% dos adolescentes responderam ter consumido ao menos vez.
Ainda mais, vem a questão, neste cenário como conscientizar os jovens a não usar drogas? Bem os números são alarmantes, mas há formas de reduzi-los, então tome nota de algumas dicas de como falar para sobre o uso de drogas:
- Entenda as necessidades dos jovens e adolescentes.
- Explore a comunicação simplificada.
- Domine o assunto, riscos, tipos e como tratar.
- Fale sempre da causa para o efeito.
- Demonstre empatia e real preocupação.
- Informe sem medo, mas respeite as faixa etárias.
- Abra diálogo, há casos em que ouvir é melhor do falar.
- Convide a sociedade civil para debates e discussões em torno do assunto.
- Foque na conscientização do não uso.
- Trabalhe a família, este é o núcleo principal da questão.
O que as drogas fazem na vida dos jovens?
As drogas afetam diretamente a vida dos jovens, e podem causar transtornos mentais, distúrbios comportamentais, doenças sexualmente transmissíveis, câncer hepático, depressão, esquizofrenia, conflitos familiares e sociais, desnutrição, comprometimento cerebral.
O Palestra para Professores é uma empresa que promove palestra sobre drogas para adolescentes, jovens, promovendo saúde e qualidade de vida.
Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua escola ou empresa com uma palestra sobre drogas para jovens.
Afinal: A palestra antidrogas, é uma forma eficaz de prevenir e educar os jovens adolescentes e adultos. Aproximando da sociedade civil de um tema tão delicado que mexe com o ser humano em todo o globo. Vale a pena investir neste tipo de ação!