Marketing olfativo: O que é, como funciona e exemplos de marketing olfativo

    Marketing olfativo: Quem nunca entrou em uma loja de perfumes, ou cosméticos e foi impactado por aquele cheiro de aroma agradável, ou aquele cheirinho no quarto do bebê, carro novo, ou loja de roupa ou sua cafeteria predileta, e o cheiro imediatamente ativou memórias afetivas.

    Este é na pratica conceito de vendas através do marketing olfativo que consiste em identificar bons cheiros e aromas e associá-los à sua marca. Incorporando a sua loja e produtos com o objetivo de se conectar emocionalmente ao cliente e influenciar oferecendo uma experiência de aroma e cheiro positiva e poderosa associada à visita à sua loja que eles nem reconhecerão conscientemente.

    A Universidade Rockefeller, Nova York, é uma das pioneiras em pesquisas sobre marketing olfativo, em um dos seus estudos mostrou que as pessoas podem se lembrar de 35% do que cheiram, em comparação com 5% do que veem, 2% do que ouvem e 1% do que tocam.

    “O que é essencial é invisível aos olhos.” Antoine de Saint-Exupéry

    E este é o poder evocativo das memórias olfativas a serviços do marketing sensorial e centenas de empresas investem na busca por desenvolvimento de aromas e perfumes para seus difusores, sabonetes de banheiro, tudo para agradar aos seus clientes e aumentar os lucros.

    O que é ser um vendedor? É estar conectado a inovações de todo mercado, então aproveite e fique por dentro do marketing olfativo. Saiba o que é, como funcionam as notas olfativas, onde fazer, como fazer e exemplos de marketing olfativo ou branding sensorial.

    Os 5 sentidos

    O que é o marketing olfativo?

    O marketing olfativo é um recurso de comunicação que faz parte do marketing sensorial, utilizado por empresas, para estimular através do cheiro de fragrâncias e aromas, boas lembranças na mente do consumidor.

    A técnica é aplicada através de campanhas publicitárias dentro dos estabelecimentos comerciais para conectar a identidade olfativa de produtos e estabelecer vínculo emocional com os clientes.

    Marketing olfativo: guia para aromatização de ambientes

    Autor: Fátima Leão Farkas

    Marketing olfativo: guia para aromatização de ambientes

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    Como fazer marketing olfativo?

    Existem algumas empresas que são especialistas na produção do cheiro ou aroma para a sua loja. Não basta espalhar em sua loja difusores de aroma e esperar que os clientes venham, não funciona assim. Para fazer o marketing olfativo a estratégia é muito semelhante a criação de uma persona, vamos aos passos:

    Defina o Público-alvo

    Público-alvo é um grupo de pessoas com características em comum e que demonstram ter interesses semelhantes por produtos e serviços que uma empresa ou marca oferece. E é pensando neste público que você vai desenvolver a sua estratégia de marketing olfativo, visando que ele seja atraído, permaneça mais tempo na loja, consuma e volte outras vezes. Faça sempre a questão, qual a melhor maneira de atender a um cliente?

    A escolha do aroma

    Como escolher o cheiro da sua loja? Depois de entender o comportamento do seu público, idade e o que ele deseja, agora escolha o aroma.

    Procure a ajuda de empresas de marketing olfativo. Nesta fase é importante contar com a ajuda de alguma empresa de marketing Olfativo, todas empresas especialistas em vendas e marketing olfativo empresas:

    • Olyra;
    • Olfati;
    • Cheiro bom.

    A vantagem de contratar uma empresa é que você encontra as melhores soluções para a sua necessidade, além de um leque de produtos que podem reduzir o custo na hora de implementar a estratégia.

    Produtos como kits aromatizantes, sprays e varetas, máquinas aromatizantes sintéticas e amostras de aromas sintéticos ou naturais, para comprar por exemplo.

    Dica: lembre-se que o aroma deve propor uma experiência sensorial e conectar ao emocional dos consumidores. Faça testes para parametrizar quais aromas geram melhores resultados.

    Como aromatizar o ambiente

    É preciso pensar no branding sensorial sempre olhando a estrutura da loja, e como vai dispor o difusor, é preciso pensar na ventilação. É preciso trabalhar sempre com muito cuidado a fim de que o exagero acabe surtindo efeito indesejado. Por isso, trabalhe com o aroma sempre no mínimo, a fim de que o cliente e os funcionários sintam mal-estar.

    Dica: A implementação do marketing olfativo deve ser trabalhada de maneira inconsciente a reafirmar a identidade olfativa da loja e principalmente a que mais agrada ao cliente.

    Funcionando como um estímulo da mente dos consumidores a fim de que consumam, e mais que isso viva uma experiência olfativa suave. Este é um dos temas para treinamento de vendas que toda empresa deve investir.

    Família Olfativas e Exemplos de Aromas

    As famílias olfativas são compostas por aromas sintéticos ou naturais Amadeirada, Chypre, Cítrico, Floral, Floriental, Fougère, Frutal, Oriental, Verde.

    Aromas aplicados no branding olfativo, segue abaixo o conceito dos 3 aromas mais usados em estratégias de marketing sensorial.

    • Baunilha: É um dos mais apreciados e usados em marketing olfativo de lojas de culinária ou confeitarias, é muito usado também nos perfumes. Gerando aquela sensação de confiança, proteção, muito ligado a recordações da infância.
    • Madeiras: Este tipo de aroma possui uma identidade olfativa que conecta pessoas à natureza, dando ao ambiente um ar de sofisticação, pois o seu tom amadeirado é suave e marcante. Esse tipo de aroma é usado especialmente para criar vínculo emocional com pessoas de personalidade forte, nobres e que amam a natureza.
    • Cítricos: Já os aromas com notas cítricas tendem a agradar o público jovem, servem como suavizadores mentais, e estimulam o bom humor. É um aroma leve, que tira a sensação de vida pesarosa.

    O que é identidade olfativa?

    Identidade olfativa é a experiência proposta pelo marketing sensorial, com o objetivo de gravar um aroma ou cheiro agradável no cérebro do consumidor. É uma forma de fortalecer o reconhecimento e vínculo emocional permanente com uma marca ou produto através da associação imediata pelo aroma.

    A presença de uma assinatura de identidade olfativa favorece a experiência do usuário e a memorização da mesma. Seria o mesmo que o consumidor cheirar e ver o logotipo da marca.

    Por que marketing olfativo?

    O poder dos cinco sentidos na construção de marcas é uma das principais razões de crescimento de diversos segmentos. E ao ampliar este conhecimento percebemos que não é apenas a visão e o tato são funcionais no processo de vendas, o cheiro é fundamental.

    Porque os cheiros são ferramentas sensoriais incrivelmente importantes e poderosas, pois através dos impulsos neurológicos olfativos é possível evocar um universo de memórias, momentos, pensamentos, pessoas, imagens, sentimentos através da associação.

    Apostar em vários segmentos do marketing é uma forma de descobrir o que funciona para sua empresa, e se você não está usando os aromas aos seus negócios você pode estar deixando dinheiro na mesa.

    O marketing olfativo pode ajudar a sua marca a se destacar da concorrência através de uma experiência única proposta aos seus clientes. É hora de despertar os seus sentidos para mkt olfativo e aumentar as vendas, veja alguns exemplos:

    Marketing olfativo exemplos

    O marketing olfativo para empresas não é algo novo, existem cursos e empresas especializadas. Muitas grandes marcas do mercado global fazem uso do branding olfativo, e o mais interessante é que estas empresas fazem tão bem este trabalho que nem percebemos.

    E este é o objetivo, estimular o sensorial olfativo sem que o consumidor perceba, estar nestas lojas é uma sensação de bem-estar e conforto que faz com que passamos mais tempo ali sem perceber.

    Lembrando que o marketing olfativo não é só para roupas, perfumes ou sapatos, qualquer segmento pode fazer uso, por exemplo, melhorar a ambientação do do seu estabelecimento comercial.

    Estes são alguns exemplos de empresas que fazem marketing olfativo, estão debaixo do seu nariz e você nem percebeu:

    • Osklen (loja de roupa)
    • Luigi Bertolli (Loja de vestuário)
    • MMartan (Loja de cama, mesa e banho)
    • Starbucks (Cafeteria)
    • Melissa (Loja de sapatos)
    • O Boticário (Perfumaria e cosméticos)
    • Le Lis Blanc (Perfumaria)
    • Amor aos Pedaços (Loja de bolos)
    • FARM (Loja de roupas)
    • Cacau Show (Chocolateria)

    Marketing olfativo quanto custa?

    Tudo vai depender do tamanho da loja e do tipo de produto que irá usar na estratégia, o preço varia de acordo com o método de aromatização. Mas a média de custo varia de R$ 200,00 a R$ 500,00 para uma loja pequena, e de R$ 1.500,00 à R$ 15.000,00 para um estabelecimento comercial grande. As empresas com um orçamento menor é indicado começar com um difusor aromático.