Temas para treinamento de vendas: 33 melhores assuntos explorar treinamentos de vendas

Temas para treinamento de vendas: Se você está procurando por, o que abordar em um treinamento de vendas? Nós vamos ajudá-lo a encontrar esta resposta com uma lista completa sobre temas que você pode desenvolver com a sua equipe de vendas.

São sugestões de temas que usamos em nossas palestras de vendas e também podem ser explorados em um treinamento pronto para vendedores.

Estes assuntos podem ser tratados ou explorados com o objetivo de manter a sua equipe de vendas motivada, atualizada e engajada nas metas.

Quais são os pilares de um bom treinamento de vendas?

Quais são os pilares de um bom treinamento de vendas?

Conhecimento do produto ou serviço

Autoridade é palavra chave quando o assunto são vendas, as pessoas compram de quem lhe oferece mais segurança. E essa autoridade é construída por diversos fatores, mas o fator principal é o conhecimento do seu produto ou serviço. Não basta crer que ele é bom, ele realmente precisa atender as necessidades dos consumidores e o seu conhecimento sobre ele deve agregar valor à venda.

Necessidades/dor do cliente

Muitos se focam na construção de uma persona e deve ser feito um esforço para tal, mas mais que isso é preciso entender as necessidades do seu público alvo. Fale a língua do consumidor, simplifique e procure antes de mais nada entender o que ele realmente precisa, e não o que você acha que ele precisa.

Organização

Organização é fator primário para vendas, ela é essencial pois ajuda a termos melhor controle do tempo, administrar as tarefas, e ser mais produtivo, Além de melhorar nosso desempenho. A tecnologia soma neste processo, por exemplo, o CRM é uma forma de  automatizar os processos de marketing e vendas. 

Execução

Planejamento sem ação não funciona, é preciso colocar em prática o entendimento das necessidades do seu público alvo, para se conectar com o cliente e efetuar sua vendas.

Quer uma palestra sobre marketing e vendas? Saiba como podemos ajudar a sua empresa.

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Resiliência

É um termo da física, que foi introduzido no mundo dos negócios, de forma a motivar os profissionais em geral. É basicamente a capacidade que alguns corpos como a borracha ou elástico, por exemplo, tem de retornar à forma original após terem sofrido alguma pressão ou deformação.

Exemplo perfeito para que os vendedores compreendam que não faz parte do processo, ser resiliente é um pilar importante.

Pós venda

Muitas empresas vão até a execução final da venda e pronto, acabou. Não, muitas empresas estão entendendo que o pós vendas é tão importante quanto a venda.

Apesar de ser colocado dentro da categoria atendimento, a palestra sobre inovação em atendimento desenvolvida com base nos temas para treinamento de atendimento ao cliente é fundamental. Isso porque as vendas devem ser entendidas como um ciclo contínuo, e o pilar de pós venda é essencial para perpetuidade e maiores lucros.

Quais tipos de treinamentos podem ser feitos para a força de vendas?

Antes de mais nada, sabemos que são 8 os tipos de vendas, e dentro destas categorias possuem subdivisões, mas principais são:

  • Vendas internas;
  • Vendas externas;
  • Vendas B2B;
  • Vendas B2C;
  • Vendas de desenvolvimento de negócios;
  • Vendas da agência;
  • Vendas consultivas;
  • Vendas de e-commerce.

Temas de treinamento de vendas

E esses pilares podem ser vistos ou desenvolvidos como um guia para que sua empresa entenda e responda melhor em cada tema. Listamos alguns temas para palestras empresariais para treinamento de vendas. Servem tanto para empresas do varejo ou atacado, mais que ter com preço saiba como agregar valor real aos seus produtos e serviços.

1. Técnicas de vendas

Quando falamos de técnicas de vendas não nos referimos há algum método mágico para vender, mas de ações tangíveis e práticas que auxiliam na venda. Ações como, conhecer bem os produtos ou serviços, exercitar a escuta ativa com o cliente, ou usar de forma correta os gatilhos mentais para estimular a venda.

Certamente as técnicas de vendas e negociação são um dos Temas para treinamento de vendas que toda empresa deve fazer.

2. Responsabilidade social corporativa

A responsabilidade social corporativa é uma ação significativa da parte da empresa, saber como usá-la a favor da organização é fundamental. Isso porque se trata de um  compromisso voluntário da empresa com o desenvolvimento de ações que beneficiam a sociedade e ou a preservação do meio ambiente. Empresas zelam por sua imagem, possuem responsabilidade social e esta ação deve ser parte da política de relações da empresa e não uma mera estratégia de marketing.

3. Produtos e Serviços

Desenvolver um treinamento sobre produtos e serviços parece algo em incomum, porém esse tipo de treinamento é essencial para empresa. Pois é uma oportunidade de reunir o feedback da equipe de administração, marketing, departamento comercial, RH, líderes, clientes, gestores e presidentes.

A ideia é melhorar os atributos dos produtos e constituir melhorias e novos processos de produção. É uma oportunidade para entender o que a concorrência está fazendo e potencializar a qualidade dos produtos, insights, novas ideias sobre os produtos e serviços prestados pela empresa.

4. Motivacional Empresarial

Mais que manter o time de vendas engajado e aumentar o envolvimento dos funcionários através de uma palestra sobre marketing e vendas com foco motivacional é essencial motivar os empresários.

Falamos tanto dos  profissionais do chão de fábrica e esquecemos que tão importante quanto são os empresários e líderes. Trabalhar o motivacional do empresariado ou de uma liderança global, é um dos temas de treinamento de vendas que vale a pena desenvolver com sua equipe.

5. Gestão de vendas

Este tema é direcionado para gerentes e supervisores de vendas, pois a gestão visa desenvolver, gerenciar e otimizar todo processo de vendas da empresa.

Os gestores devem coordenar as operações de negócio, implantar técnicas de vendas, e tomar decisões assertivas em cada processo. Treiná-los é permitir que a empresa atinja de maneira consistente resultados positivos e alcance de metas.

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6. Habilidades de comunicação em vendas

O desenvolvimento das habilidades de comunicação são a base da cadeia do processo de vendas. Os vendedores são a ponta de contato da empresa com os consumidores, tanto no presencial, quanto no digital, se não souberem se comunicar bem dificilmente a venda acontecerá. Incentive sua equipe de vendas a desenvolver através de cursos e palestras habilidades de comunicação.

7. Gatilhos mentais

Os gatilhos mentais funcionam como estímulos externos que possuem a capacidade de provocar reações no cérebro, em vendas é usado para que as pessoas tomem decisões na compra. Não é hipnose nem mágica, não há nada de místico nos gatilhos, trata-se da psicologia da venda, são eles:

  • Escassez
  • Urgência
  • Antecipação
  • Histórias
  • Prova social
  • Novidade
  • Reciprocidade

Os palestrantes de vendas famosos comumente usam estes gatilhos em estratégias de vendas, até em palestras motivacionais, pois os gatilhos podem ser aplicados em qualquer negócio. 

8. Atendimento ao Cliente

Pesquisa projetada pela Hibou, sobre mercado e consumo, apontou que um bom atendimento ao cliente é fundamental para 94% dos entrevistados. Investir em uma palestra de atendimento ao cliente é um dever da empresa, importante para fidelização e retenção de clientes. 

O atendimento é uma forma de reduzir o custo de aquisição do cliente, aumentar a credibilidade e confiança do consumidor na marca e aumentar o valor do ticket médio. O atendimento vai muito mais além de um simples motivacional de vendas, é um dos temas para treinamento de vendas essenciais, pois é o cérebro das operações de vendas.

A palestra de atendimento ao cliente é fundamental para melhorar a performance da equipe de atendimento, Este é um dos temas mais solicitados em treinamento de vendas em especial, pois é preciso questionar qual a melhor maneira de atender o cliente.

Compreender detalhes dos processos, receber feedback dos clientes, saber como realizar o pós venda, além de pensar estratégias para finalizar o cliente. Para isso é preciso investir em novas formas de abordagem e prospecção de novos clientes, esta ação é sem dúvida um dos temas que não podem ficar fora da sua lista de temas para treinamentos.

9. Tecnologia em vendas

Os e-commerce cresceram muito em nosso país e hoje são plataformas obrigatórias para grandes e pequenas empresas. A tecnologia se apresenta de diversas formas nas operações de vendas, CRM, Inteligência artificial (IA), Big Data, Social media e uma gama de colaboradores úteis para a venda. Mas é importante saber como apresentar e explorar  estas tecnologias em uma palestra sobre vendas online, por exemplo, é fundamental. Tema para treinamento relevante e atual.

10. Temas para treinamento de vendas: Networking

Networking é uma rede poderosa de compartilhamento de informações ou serviços entre empresas e pessoas. Mas mais que isso, é uma oportunidade de criar conexões e desenvolver relacionamentos comerciais. Participe de feiras, reuniões, cursos, workshops e invista em se conectar com outros setores que podem ser úteis para a sua empresa.

A tecnologia e as inovações que elas trazem são fundamentais para diversos segmentos. Existem empresas que automatizam todos os seus processos, e ok, a players as operações ocorrem em nível macro. Mas o relacionamento com o cliente e a linguagem humana gera segurança e confiabilidade na maioria dos clientes. Quer vender mais? Invista no relacionamento com os seus clientes, vá além da venda.

11. Palestra de Motivação

A motivação ocorre em dois aspectos nas pessoas, externa e internamente, e a uma gama de ações que podem influenciar ou incentivar as pessoas a atingirem suas metas e objetivos.

Este é o papel da motivação em qualquer cenário, e em vendas, manter-se engajado é um desafio, para isso motivação com propósito é importante. As frases motivacionais para vendas, são um meio interessante de inspirar seus profissionais.

Aqui no blog você vai encontrar um artigo sobre tudo sobre motivação para vendas, vale a pena a leitura para entender a importância da motivação em vendas.

12. Networking

Como trabalhar com vendas pelo WhatsApp? Sim, o app de conversas se tornou uma ferramenta importante para quem quer vender mais pelo digital. A plataforma possui uma série de funções úteis na comunicação e aquisição de novos clientes.

Use o WhatsApp Business e leve conhecimento para a sua empresa sobre app, há com certeza uma mudo de informações que ainda você não sabe sobre este assunto.

13. SPIN Selling

Trata-se de uma metodologia de venda, focada em quatro questões que os vendedores devem desenvolver perguntas para conduzi-los no processo de negócios, baseada nos seguintes aspectos:

  • Situação
  • Problema
  • Implicação
  • Necessidade

É uma técnica de vendas, mas por ser um tema especial decidimos apresentá-lo como item principal. Esta abordagem é muito usada na negociação de produtos de alto valor.

Conhecida em mercados business to business (B2B), mas entrega ótimos resultados nas vendas feitas pelo business to consumer (B2C). Alcançando Excelência em Vendas – Spin Selling é o livro do autor Neil Rackham, que é consultor e acadêmico.

14. Inteligência emocional em vendas

A inteligência emocional em vendas é um dos aspectos mais desenvolvidos nos últimos anos sobre gestão de vendas e negócios. É uma das características dos grandes vendedores, que possuem conhecimento profundo sobre processos de negócios, mas exploram ao máximo a inteligência emocional para fechar mais negócios. Sem sombra de dúvidas um tema significativo para treinamentos de vendas.

15. Prospecção 

Seja ela um e-mail Negociando, uma ligação, ou uma interação nas mídias ou um chatbot a prospecção faz parte da rotina do bom vendedor. Não basta ter um sistema de vendas a prospecção precisa ser humana para oferecer a solução ou o serviço da forma correta.

Este tema é essencial para quem deseja aumentar as oportunidades de negócios e vendas da empresa. E de todos os temas para treinamento de vendas, este não pode ficar de fora do conhecimento dos seus profissionais.

16. Aparência do vendedor

Cuidar da aparência pode te ajudar a vender mais? Sim, sem dúvida os clientes estão a observar não só a sua conduta, mas a sua imagem. E é dever da marca investir na imagem dos vendedores, pois a aparência influencia no poder de decisão do cliente, e quem afirma isso é o psicólogo especializado em comportamento social Robert Cialdini.

Pessoas com boa aparência têm uma vantagem sobre as demais no quesito interação social. Robert Cialdini

Uma das dicas, é os vendedores e profissionais da empresa utilizarem os próprios produtos, as lojas de cosméticos são um bom exemplo desta estratégia.

17. Celebridade e influencer para vendas

Venda é feita por pessoas e para pessoas, não se faz marketing ou vendas para coisas, e os canais de vídeos do Youtube são um exemplo atual do poder dos influencers.

Os influencers (influenciadores) são Empreendedores de canais de vídeos que possuem um fluxo grande e uma audiência disposta a consumir produtos, serviços e informações.

Vale a pena trazer este tema para os vendedores, pois muitas empresas estão impulsionando seus produtos nestes canais ou incentivando os vendedores a usar o canal para divulgar produtos e serviços.

18. Big Data

Big data é a área da ciência da computação que recolhe, analisa e trata diversas informações, a partir de conjuntos de dados muito grandes que não são possíveis de serem analisados por sistemas tradicionais.

E estas informações podem ser orientadas para tomadas de decisões em vendas, gerando eficiência operacional e promovendo a inovação. É um tema atual que pode afetar positivamente os vendedores no entendimento não só das vendas, mas de todo processo de negociação.

19. Linguagem corporal em vendas

O corpo fala, e isto chamamos de comunicação ou linguagem corporal, esta técnica analisa o que as pessoas expressam através de gestos e expressões faciais, postura e movimentos corporais.

Um dos pioneiros desta técnica é o psicólogo americano Paul Ekman que tem estudado as  emoções e expressões na comunicação não verbal. A linguagem corporal pode ser determinante na venda, conheça o assunto e mantenha a sua equipe de vendas motivada.

20. Temas para treinamento de vendas: E-mails e Ligações frias

A ligação fria é uma abordagem feita aos clientes em potencial, são aqueles consumidores que não tiveram contato anterior com o vendedor. Ela funciona pois é uma oportunidade de atrair ou de convencer este cliente em potencial a comprar um produto ou serviço.

Há dicas como, com quem o vendedor vai falar? O que o vendedor vai dizer? que podem melhorar a performance do vendedor nesta ação e trabalhar melhor a reativação de vendas perdidas, por isso é um tema que entra como prioridade nesta lista. 

21. Rapport

Vender não é arte, é ciência, é a ciência de entender métricas, intenções do consumidor, e saber criar Rapport. Rapport é um conceito do ramo da psicologia que significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa. Site significados

22. Storytelling 

Storytelling é a arte de contar histórias, desenvolver temas e adaptar essas histórias fazendo uso de elementos específicos como regiões, personagem, circunstância, ambiente e conflitos.

O Storytelling parece aquelas estratégias que só funcionam em filmes, mas empresas grandes já compreenderam a importância do storytelling na venda.

Um exemplo de sucesso desse tipo de técnica é a Coca-Cola, que de ano em ano emociona os seus consumidores. Podemos também citar a Nike, que é uma das precursoras nesta forma de contar histórias para emocionar, engajar e conectar com os clientes.

23. Ética de negócios

Uma pesquisa realizada com advogados e estudantes de Israel, Estados Unidos e Inglaterra, afirmou que as pessoas tendem a mentir para parecerem honestas. O estudo é de autoria da Universidade Hebraica de Jerusalém e foi publicado pela American Psychological Association (APA).

O que isso tem a ver com treinamento de vendas, mentir para fechar negócios ou obter vantagens é crime e pode dar cadeia. Ética de negócios é  um tema especial que pode ser abordado com aspectos jurídicos para enriquecer o assunto.

24. Escuta ativa

Treinar a equipe para fazer escuta ativa é fundamental para a saúde da empresa. É uma das técnicas de vendas mais utilizadas durante o processo de comunicação e entendimento das necessidades dos clientes. Escuta ativa é ouvir atentamente as demandas do cliente, mas não é apenas ouvir com os ouvidos, mas escutar com todos os sentidos.

25. Marketing e vendas

Marketing e vendas são plataformas complementares, e a maioria das empresas sabem disso, o problema é saber usá-las da forma correta. Com o advento das tecnologias, as mídias multiplicaram as opções de como fazer marketing e vendas.

Uma curadoria é bem vinda para explorar o melhor destes universos, uma sugestão pode ser estudar o marketing digital americano e aprender as lições de vendas que ele produziu. Há cursos sobre o assunto e é o tema mais recorrente da era digital.

26. Follow-up em vendas

Follow-up é um termo muito antigo usado no meio corporativo que significa acompanhamento. Em vendas é muito comum o vendedor depois de uma apresentação com cliente fazer o follow up, o objetivo é avançar em detalhes no processo de compra ou venda.

Entre os temas para treinamento de vendas, o follow-up figura entre os principais, investir neste tema é produzir uma equipe mais produtiva em vendas.

27. Contorno de objeções

Se uma coisa que os vendedores ouvem quase todos os dias, são objeções referente a preços, aos produtos e serviços. Os vendedores da sua empresa estão preparados para contornar educamente objeções feitas pelos clientes? Se não, este tema deve ser prioridade no próximo treinamento de vendas da empresa.

28. Temas para treinamento de vendas: Soft Skills

Soft Skills são habilidades desenvolvidas por uma pessoa que é notória ou inerente ao seu comportamento social Tem a ver com a forma como a pessoa se expressa emocionalmente. E é possível desenvolver estas habilidades para ter sucesso em vendas, muitas delas como inteligência emocional e escuta ativa estão aqui na nossa lista de temas para treinamento de vendas.

29. Gestão de conflitos 

Como contornar objeções? Nem tudo em uma empresa é um mar de rosas, lidar com pessoas é um desafio, mesmo que elas tenham o mesmo propósito. E além de fazer o gerenciamento de crise entre a marca e o consumidor, requer um esforço para minimizar danos à empresa. Investir nestas duas pontas pode ser crucial para transformar vendedores em parceiros unidos em prol de um objetivo comum.

E clientes insatisfeitos em consumidores fãs da sua marca, este é um dos temas de treinamentos para vendas que pouco se fala, mas é de extrema importância. Um exemplo da importância da gestão de conflitos é o site Reclame Aqui, plataforma que gere conflitos entre clientes insatisfeitos e marcas. 

30. Criatividade e Inovação

Em vendas, criatividade é a capacidade de resolver o problema dos clientes, é a nossa mente em ação para produzir, inventar algo. Diferente da inovação, pois ela está conectada à ação. Sabe aquela ideia ou insight que é colocado em prática e muda a vida das pessoas? Isso é inovação, e em vendas precisamos associar ambas, principalmente em um mundo globalizado.

31. Métricas e Desempenho dos negócios

O universo comercial trouxe tecnologias com a inteligência artificial e o big data que pulverizou a forma como medimos desempenho e resultados. Para vender mais e melhor, contamos com métricas e desempenho dos vendedores, em questão de segundos calculamos o Retorno sobre o investimento (ROI).

De forma muito prática descobrimos através dos números e dados de diversas plataformas, onde investir, qual o vendedor que melhor desempenhou e porque ele desempenhou bem. Parece mágica, não é? Mas são a magia dos números a favor das vendas.

32. Experiência do cliente

Sabe aquela frase que o cliente sempre tem razão? Pois bem, não acredito nisso, há situações em que o cliente falhou e não é justo a empresa pagar por uma falha que não é dela. Mas e se a empresa decidiu arcar com o prejuízo e propõe uma nova experiência, customizada para o cliente.

A isso chamamos de Customer Experience, nesta proposta analisamos as impressões que um cliente ou consumidor adquire sobre uma determinada marca depois de interagir com ela. E a proposta é proporcionar saúde e bem estar para marcas e consumidores.

33. Inteligência artificial em vendas

A inteligência artificial (IA) é parecida com a inteligência humana, mas trata-se de um software, que colhe e processa informações diversas muito rápido. Podem ser integrados a softwares de CRM, por exemplo, e auxiliar na tomada de decisões de compra e venda, comportamento do usuário, aquisição de contatos (leads), prever tendências do mercado e uma gama de outras funções.

Conclusão, listamos alguns temas para treinamento de vendas, se faltou algum pode deixar nos comentários para publicarmos. Não esqueça de compartilhar nas redes sociais para colaborar com o progresso dos vendedores.