Saiba o que fazer para prender a atenção das pessoas?

O que prende a atenção das pessoas? Entender o que atrai e como prender a atenção de alguém é um dos fatores mais importantes para desenvolver relacionamento e eventos de sucesso.

Tudo pelo fato de que é preciso conquistar o foco do público para transmitir a sua mensagem com eficiência e gerar os resultados que almeja.

E por esta razão deter informações sobre o comportamento psicológico do público e o que a ciência diz sobre a atenção é fundamental.

Por exemplo, quanto tempo uma pessoa presta atenção? Se tiver que listar um objetivo palestra motivacional, a lista é vasta, mas pensar formas de prender a atenção de forma criativa é elementar.

Muitos se questionam como começar uma palestra? Entre os muitos fatores, o elementar é deter informações que podem ajudá-lo, como saber o controlar o tempo em uma palestra de saúde em empresas, apresentação do TCC, igreja ou comunidade.

Como chamar a atenção das pessoas? Richard Saul Wurman, Harry Marks são os fundadores do Ideas worth spreading (TED) e pensando nas palestras que duravam horas e eram maçantes, tiveram uma ideia.

Eles entenderam a questão do tempo e sua importância nas apresentações e inovaram, 18 minutos esse é o tempo das palestras que revolucionaram a forma como comunicamos o conhecimento na era global.

“Forçaram” os palestrantes a sintetizar sem perder a grandeza do conteúdo a ser apresentado e é impossível dormir diante de um evento neste perfil.

Sintetizaram o tempo, mas não o conteúdo e a sua relevância, e o sucesso veio como uma luva em um mundo onde a disputa pela atenção da audiência é grande.

O que é atenção?

Atenção é um estado da consciência que se materializa nas pessoas através da sua concentração mental. E essa concentração ocorre sobre um determinado objeto, assunto ou pessoa.

Pesquisas apontam que os brasileiro passam em média 5 horas por dia diante da televisão e certamente em comparação a hora de programação é menor do que as horas gastas em frente ao computador ou celular.

Seja objetivo, vá direto ao ponto. Os primeiros minutos da interação são fundamentais na palestra, ou apresentação. Este período é essencial para gerar rapport, empatia e conexão emocional com a audiência. Seja objetivo, não enrole, apresente se possível um resumo da apresentação logo de inicio. Evite o tecniques (termos difíceis).

Enjoy Safer Technology (ESET) coletou informações de usuários e pessoas interessadas em seus produtos em toda a América Latina e revelou os hábitos de quem acessa a internet.

A pesquisa apontou que 53% dos usuários na América latina passam mais de 6 horas por dia conectados à internet.

Tecnicamente ela é uma das moedas de troca mais poderosas do mundo por representar o seu foco.

Portanto, conhecer as técnicas que ajudam prender a atenção das pessoas em uma aula, show, palestra, apresentação e demais eventos com público é essencial para o seu sucesso.

Continue lendo o texto para entender o que prende a atenção das pessoas.

O conceito por trás prender a atenção de uma pessoa

Basicamente o conceito consiste em que quando uma pessoa está atenta ao que o outro está falando, escrevendo, fazendo e compartilhando ela entra em estado de atenção em sua consciência.

E a partir disso, o seu foco ou hiperfoco é direcionado para a mensagem que está sendo transmitida a fim de compreendê-la em sua magnitude.

E é essencial compreender o quão importante é chamar e prender a atenção das pessoas, pois de alguma forma, guardada as devidas proporções disto depende a sua sobrevivência.

Se não conseguimos atrair a atenção do cônjuge, se não atrairmos a atenção dos clientes, essas áreas correm risco de fracasso.

Todos os seus relacionamentos de alguma forma, passam pela prática de diariamente chamar a atenção do meio social.

No caso de um líder, estar atento às necessidades dos seus colaboradores e manter a equipe de vendas motivada é fundamental, mas mais que isso, saber chamar e prender a atenção dos seus liderados é poder.

Como ser um bom líder? Ouça, atenda as necessidades e saiba atrair a atenção dos seus colaboradores.

Atrair a atenção das pessoas é sem dúvidas o desejo de todo ser humano no mundo, seja para fins pessoais ou profissionais.

Pois é através conquista da atenção que o ser humano consegue ser notado pelo próximo e consequentemente alcançar os seus objetivos.

Entretanto, isso não é uma tarefa fácil, pois não depende apenas de você como “transmissor” de uma mensagem.

Mas da outra pessoa “receptor” que precisa estar disposta a recebê-la, mas de qualquer forma existem meios de tornar esse processo mais “simples”.

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Dicas de como prender a atenção das pessoas

A Harvard Business Review (HBR) publicou um estudo chamado 7 Ways to capture someones attention, em português as 7 maneiras de chamar a atenção de alguém.

“A atenção é a moeda mais importante que qualquer um pode oferecer”. “Vale mais do que dinheiro, posses ou coisas”, é o que afirma Steve Rubel, da Edelman Global.

Basicamente o estudo de Rubel, analisou sete gatilhos que chamam a atenção das pessoas, e são eles:

  1. Automaticidade
  2. Enquadramento
  3. Interrupção
  4. Recompensa
  5. Reputação
  6. Mistério

Essas dicas podem tornar esse processo de prender a atenção das pessoas mais fácil, porém antes de observá-las é preciso compreender que esse processo exige dedicação, empenho, conhecimento e ter disposição para se submeter ao estímulo das pessoas.

Esse combo será capaz de tornar a sua oratória mais representativa ao ponto de prender a atenção do seu público. Mas além disso, foque nessas dicas para entender o que prende a atenção das pessoas:

7 maneiras de atrair a atenção de alguém

1. Transmita verdade

Ao falar com alguém é extremamente importante transmitir verdade, conhecimento e propriedade naquilo que está abordando como assunto. A pessoa precisa perceber que você está tão presente e dedicado a aquela mensagem quanto ela.

2. Trabalhe o campo visual, sonoro e sinestésico

Em alguns momentos apenas falar o que você sabe não é suficiente para captar a atenção do público e por isso pode ser interessante trabalhar com artifícios visuais, sonoros e sinestésicos que proporcionam um apelo muito maior ao estímulo das pessoas.

3. Envolva a pessoa no processo

Não existe nada tão poderoso no processo de prender a atenção das pessoas do que envolvê-las no assunto – seja em uma aula, palestra, discurso, apresentação e assim em diante. Faça a pessoa participar mesmo que internamente, mas a estimule estar “presente” no processo.

Existem ainda outras maneiras de prender a atenção das pessoas, como por exemplo, a variação do tom de fala ou escrita, o contato visual e o uso do humor – como acontece nas palestras desenvolvidas pelo Wesley Alves para jovens, professores e outros públicos.

Em suas palestras Wesley aborda assuntos importantes com mensagens que fazem o seu público refletir, mas tudo isso de uma forma leve, tranquila e principalmente didática.