NEW!Conteúdo Exclusivo!Clique Aqui 

Negócios

O que é Hiperfoco?

O que é hiperfoco?
O que é hiperfoco?

Hiperfoco: O que é e como entrar em Hiperconcentração?

Hiperfoco é um estado de concentração ou visualização mental intensa que costuma ser percebido principalmente em pessoas com mentes desatentas, como ocorre com os portadores de TDAH – Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.

Que fique claro que o hiperfoco não é uma doença e sim um estado que em muitos casos é vantajoso tendo em vista a possibilidade de fazer a pessoa se concentrar potencialmente em uma tarefa, conversar de forma atenta e consciente e outros elementos pertinentes a ele.

Com o hiperfoco a pessoa entra em profunda concentração ou visualização podendo causar produções criativas, aumentar a sua produtividade ou, em alguns casos, profunda confusão.

Pode tranquilamente ser explorado em palestras de saúde em empresas e interações que gerem informações soabre o assunto. Deseja saber mais detalhes sobre o que é o hiperfoco e como funciona? Leia no texto.

Foco

Entenda o que é hiperfoco e como isso funciona

Já parou pra pensar quanto tempo uma pessoa presta atenção? tempo médio de atenção de um peixe dourado sem foco é de 9 segundos, e conforme estudos feitos pela Microsoft Corp., as pessoas na era digital perdem a atenção após 8 segundos.

E diante de um caso de transtorno como este, algumas pessoas passam tempo se questionando o que prende a atenção das pessoas? E não percebem que o problema precisa ser estudo com mais profundidade.

Muitas pessoas não sabem o que significa hiperfoco, mas ao lerem a descrição do que ele provoca na consciência humana algumas se identificam por vivenciarem aspectos semelhantes em sua rotina principalmente quando ela está conectada ao trabalho e estudos.

O hiperfoco costuma ser relacionado pelos médicos e especialistas da mente humana aos transtornos que afetam a performance da mente como é o caso Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) conforme citado no início do texto e  autismo que é um transtorno de desenvolvimento (leve ou moderado) que prejudica a capacidade da pessoa se comunicar e interagir com os elementos a sua volta.

Essa relação ocorre principalmente porque algumas pessoas diagnosticadas com esses transtornos vivenciam momentos de hiperfoco em sua rotina ao terem a sua concentração ou visualização mental em elementos que possuem determinado interesse, preferência e afins.

Aliás, algumas pessoas podem manter o estado de hiperfoco por horas enquanto chegam a tê-lo durante dias, meses, anos e até mesmo por toda a vida.

Como ocorre o hiperfoco?

É importante entender que em muitos casos o hiperfoco acontece involuntariamente e tranquilamente pode ser um dos temas de palestras sobre saúde em sua comunidade, empresa ou organização visando promover informações solidas sobre o assunto.

Ou seja, não é a pessoa que treina a sua mente para focar em um assunto em específico e sim a sua própria consciência que o leva a visualizar ou se concentrar naquilo que tem interesse.

Como ocorre o hiperfoco?

Como ocorre o hiperfoco?

De certo modo isso costuma acontecer com as pessoas diagnosticadas com autismo, pois acabam focando em elementos, pessoas, assuntos e outros de forma hiperfocada para se desligar do que está a sua volta. Nesse caso sendo algo de expressão natural.

No entanto, esse é ainda um assunto muito debatido entre os especialistas, pois há quem acredite que com muito treinamento mental o hiperfoco pode ser desenvolvido como habilidade favorável à sua socialização, inclusão social e efetividade nas tarefas do dia a dia.

Ter hiperfoco não é algo disponível a todas as pessoas. Como dito no texto, os especialistas ainda estudam essa possibilidade de uma pessoa desenvolvê-lo a fim de treinar a sua mente a focar de forma excessiva em uma tarefa, assunto e outros elementos favoráveis à sua rotina.

Nesse caso esse é um assunto que ainda será muito debatido entre as pessoas e se você deseja continuar acompanhando a evolução do hiperfoco leia,

Como despertar o Hiperfoco?

Muitas pessoas desejam aprender como despertar o hiperfoco, mas ainda existem algumas dúvidas a respeito do assunto já que muitos especialistas acreditam que esse estado mental acontece de forma involuntária em pessoas portadoras de transtornos e até desatentas.

O hiperfoco, de acordo com a medicina, é um estado de profunda concentração ou visualização mental e que faz as pessoas desconectarem de tudo a sua volta para focar em uma única tarefa ou elemento específico podendo durar horas, dias, anos e assim em diante.

Geralmente pessoas hiperativas são as mais propensas a entrar em estado de hiperfoco, mas nos últimos anos alguns pesquisadores estudam a possibilidade de alcançar o estado através de treinamento mental cuja pessoa direcionaria seu pensamento de forma voluntária.

Saiba mais como despertar o hiperfoco ou se aproximar do estado amplo de concentração.

Como despertar o Hiperfoco?

Dicas de como despertar o hiperfoco

Entrar em estado de hiperfoco significa que a pessoa atingiu a sua concentração ou visualização mental de forma intensa podendo ficar em estado de atenção por longos períodos.

Para alguns médicos e especialistas da mente humana o hiperfoco é um estado de profunda concentração que pode atingir principalmente as pessoas dispersas ao fazer com que elas se desconectem de tudo a sua volta para focar em uma única tarefa ou elemento específico.

Alguns afirmam que esse é um estado involuntário cuja pessoa foca em algo sem ao menos se pressionar para que isso aconteça. Enquanto outros acreditam na possibilidade de moldar o cérebro para alcançar o foco elevado. Ou seja, a concentração e visualização mental intensa.

A verdade é que o foco, concentração e visualização podem ser adquiridos com algumas práticas. Como por exemplo, se manter longe de aparelhos que provocam distrações como é o caso de televisão, tablets, smartphones e outros dispositivos.

Além disso, há outras formas de buscar essa concentração mental intensa, como:

1. Determine suas metas e separe-as conforme sua prioridade

Para conseguir focar em algo de forma intensa é preciso organizar o pensamento, logo, manter os seus afazeres organizados. Segui-los conforme a sua prioridade é um bom caminho para conseguir focar em cada um no período determinado. Separe-os entre tarefas urgentes, rápidas e outras.

2. Atenção ao ambiente: quanto mais calmo, melhor

Pessoas com hiperfoco conseguem se concentrar amplamente independente do local que estão ou dos ruídos a sua volta. Mas para aqueles que ainda estão em processo de tentar desenvolvê-lo é importante trabalhar o foco em ambientes com pouco ruído e movimentação.

3. Evite fazer várias tarefas ao mesmo tempo, foque em apenas uma

Quem trabalha em várias metas e tarefas ao mesmo tempo acaba não trabalhando em nenhuma. Não priorizar a execução de uma tarefa pode obrigá-lo a realizar várias de forma superficial e isso não é produtivo. Portanto, use o seu foco em uma tarefa de cada vez.

Multitarefas

Evite muitas tarefas

Entender como despertar o hiperfoco pode ser um longo caminho, mas aos poucos você poderá mudar processos em sua rotina. Isso potencializara a sua capacidade de se concentrar em tarefas específicas e desenvolvê-las com o máximo de qualidade possível.

O estado de hiperfoco pode não ser algo obtido com o tempo – conforme afirmam alguns médicos e especialistas. Entretanto, vale a pena colocar em prática as dicas para potencializar as suas tarefas e organizar o seu pensamento, concentração e visualização.

Confira detalhes sobre hiperfoco e outros assuntos relacionados a concentração nos artigos: