Saiba o que é ser um vendedor e como ter sucesso na profissão

    Para muitas pessoas a definição do que é ser um vendedor está centralizada no ato de vender um produto ou serviço.

    Precipuamente, quando analisamos essa prática pode-se notar que ela envolve muito mais do que a efetivação de uma oferta.

    Em uma palestra de vendas, por exemplo, aprendemos que o processo de vendas envolve, comunicação, inteligência emocional. Além de conhecimento de técnicas de vendas e sensibilidade no atendimento, entre outros.

    Se considerarmos a venda como um processo baseado em diferentes técnicas será possível descrever o vendedor de diversas formas.

    Mas em sua maioria como um profissional de habilidade de comunicação e persuasão com foco em vender um produto ou serviço.

    É claro que ele possui muitas outras habilidades, mas de fato essas são as mais importantes para que o profissional.
    Itens para que ele entre em contato com o público e busque resolver problemas ou diminuir as dores do potencial consumidor.

    Deseja saber mais detalhes sobre o que é ser um vendedor? E mais do que isso saber como ser um verdadeiro vendedor? Este artigo te ajudará a entender como ser um vendedor de sucesso.

    O que é um vendedor?

    Se observarmos a descrição de sites especializados em RH é possível observar o vendedor como um profissional especializado em comunicação.

    Que tem o seu foco voltado aos clientes, como também as suas necessidades, problemas, desejos e tendências.

    “Vendedor é a pessoa que realiza o processo de comercialização de um produto ou serviço. Fazendo o atendimento aos clientes, negociando, gerindo prazos e pedidos, e estabelecendo condições e formas de pagamento. O vendedor conhece o seu produto e serviços e preza pela qualidade da marca ou serviços que vende”.

    Wesley Alves

    O vendedor tem a capacidade e o papel de fazer um atendimento direto ao consumidor, por isso cabe a ele o desenvolvimento de habilidades.

    Para que estas o ajudem a negociar os preços de produtos ou serviços, compartilhar informações relevantes, entre outros.

    Como ser um vendedor extraordinário? Saiba esta e outras respostas sobre o processo de vendas.

    Como ser um vendedor de sucesso?

    Para se tornar um vendedor de sucesso não basta apenas desenvolver as habilidades citadas, como persuasão, negociação e comunicação.

    Também é necessário ter uma postura de autoridade capaz de enxergar oportunidades e trabalhar com soluções.

    Estes temas para treinamento de vendas são fundamentais, porem, há um conjunto de fatores e conhecimentos técnicos que corroboram para o sucesso do vendedor.

    É preciso conhecer o mercado a fim de entender o comportamento de outros vendedores e clientes.

    Saber quais são as necessidades do público consumidor e principalmente, entender o que o produto ou serviço que trabalha oferece às pessoas.

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    Criar uma estratégia com foco em motivacional vendas é algo simples, que tem custo baixo e pode aumentar o desempenho emocional e confiança na venda.

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    Você pode personalizar, imprimir e colocar na mesa dos funcionários, pequenos detalhes podem fazer a diferença.

    Ter esse tipo de conhecimento permite que o vendedor entre no mercado com uma noção do que ele precisa fazer para alcançar o consumidor.

    Outros detalhes que fazem a diferença para ser um vendedor de sucesso, são:

    • Colocar o cliente como o principal foco dos processos;
    • Utilizar ferramentas que simplificam processos;
    • Identificar os riscos que envolvem a venda;
    • Saber negociar preços, prazos e condições de pagamentos;
    • Ser empático, carismático e conquistar o público.

    Vale ressaltar que existem outros processos e habilidades interessantes para ser um vendedor de sucesso. Como é o caso da facilidade em trabalhar o pós-venda que, sem dúvidas, é um dos fatores mais importantes para medir o sucesso do vendedor.

    Afinal de contas, se o seu trabalho foi feito com excelência a chance de o consumidor voltar a consumir ou indicá-lo é grande.

    O ideal não é focar apenas na venda, isto é, no processo final em que o consumidor paga pelo produto ou serviço, mas no processo como um todo.

    • Prospecção
    • Conversão
    • Fidelização.

    Como uma palestra para vendedores pode ajudar minha empresa?

    Conhecimento nunca é demais e principalmente quando o assunto é vendas! As empresas de sucesso investem porcentagens do seus ganhos em treinamentos, workshops e palestras para o seu time de vendas.

    Está é uma forma eficaz de descobrir novos talentos, potencializar conhecimentos, melhorar as equipes de vendas e motivar. Procure saber tudo sobre motivação para vendas, pois um equipe desanimada ou sem propósito impacta significativamente nas vendas.

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    Isso porque marketing e vendas são itens que precisam ser estudos, compreendidos, e postos em pratica no processo de vendas.

    E um CRM com sistema de vendas e marketing associados, ajudam a medir os resultados de ações, como feedback do cliente, leads (contatos) e fases do funil de vendas.

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