O que é um Sistema de Vendas?

    É uma das formas mais eficazes de potencializar as vendas da sua empresa, é o que ouvi em uma palestra sobre vendas online.

    Trabalhar com um sistema de vendas é essencial para os negócios que desejam ampliar as suas operações e consequentemente ter resultados positivos em relação às vendas e, claro, à lucratividade.

    No caso, esse tipo de sistema consiste em uma ferramenta que auxilia a empresa, em específico a sua equipe de vendedores, a fazer o processo comercial de forma segura, eficiente e profissional. Isto é, ele tem processos que facilitam o armazenamento de informações e a possibilidade de gerenciamento.

    É por isso que toda empresa deveria trabalhar com um sistema de vendas, principalmente as que possuem entre os seus objetivos o aumento das vendas e ampliação de todos os outros negócios. 

    Quer saber mais sobre o que é um sistema de vendas e conhecer os melhores softwares crm? Confira no texto. 

    Entenda o que é um Sistema de Vendas 

    Os especialistas em palestras de vendas negócios definem o sistema de vendas como uma ferramenta essencial para o dia a dia de uma empresa ou, pelo menos, para aquelas que possuem a pretensão de crescer e ampliar os seus ganhos, além de melhorar a conversão de potenciais consumidores em clientes fidelizados. 

    Esse tipo de ferramenta tem como objetivo agilizar e qualificar os processos de atendimento da empresa ao seu consumidor. Logo, ela pode organizar as informações de um consumidor em potencial ou fidelizado com intuito de identificar aquele que está preparado para uma abordagem comercial.

    Em outras palavras, o sistema basicamente qualifica as leads da empresa permitindo que ela identifique em qual estágio o consumidor se encontra, como a fase de descoberta, o reconhecimento de uma necessidade, a consideração da solução, a decisão de compra e, claro, a fidelização.

    Porque a sua empresa deveria ter um Sistema de Vendas?

    Porque a sua empresa deveria ter um Sistema de Vendas?

    Uma empresa que deseja ampliar os seus negócios e consequentemente ter um retorno de vendas relativamente maior precisa automatizar alguns processos que facilitam o alcance de bons resultados.

    Por exemplo, se o objetivo é aumentar as vendas é essencial que a equipe de vendedores tenha um controle amplo através de um aplicativo sobre as informações de seus potenciais clientes.

    Pois isso transforma completamente a maneira como eles vão abordar esse consumidor e oferecer o produto ou serviço que possui.

    Logo, o sistema de vendas não é apenas para facilitar processos e sim para tornar o relacionamento da empresa com o seu público em potencial de compra muito mais saudável, como também ágil. 

    Os benefícios do Sistema de Vendas

    Como dito antes, o sistema de vendas consegue potencializar os processos de uma empresa e permitir que o retorno sobre um determinado consumidor seja positivo, isto é, a compra e fidelização.

    Mas é uma forma de motivação para as equipe de vendas e gera benefícios para todos os profissionais do departamento comercial.

    Mas, além disso, existem muitos outros benefícios relacionados ao sistema de vendas, como:

    • Planejamento financeiro estratégico;
    • Informações precisas do consumidor em potencial; 
    • Controle otimizado e seguro de estoque; 
    • Relatórios de vendas completos; 
    • Cadastro automatizado de novos clientes.

    Entender o que é um sistema de vendas é essencial para que a sua empresa comece a considerar a possibilidade de implantá-lo em seu dia a dia, como também ampliar os resultados sobre as vendas.

    É claro que não se deve instalar qualquer tipo de sistema, por isso antes de cogitar o uso de um sistema de vendas procure opções seguras e que atendam às suas expectativas.

    Como funciona o Sistema de Controle de Vendas?

    O que é Sistema de Controle de Venda?

    Ainda existem muitos empreendedores que não entendem como funciona o sistema de controle de vendas e isso pode prejudicar determinados processos da sua empresa justamente pelo fato de deixar passar alguns pontos relevantes no relacionamento da empresa com o seu público-alvo.

    Por exemplo, com um software de gestão de vendas, a sua equipe consegue registrar as leads que foram captadas em seus processos e fazer o acompanhamento para que elas evoluam para vendas.

    No manual esse processo se torna complicado e na maioria das vezes as equipes acabam se perdendo, o que consequentemente pode prejudicar as vendas e afastar o consumidor em potencial. 

    O que é Sistema de Controle de Venda?

    A venda é o processo mais importante de uma empresa e isso independe do produto ou serviço que ela oferece. Afinal de contas, sem as vendas é impossível uma empresa se manter no mercado.

    Logo, para que esse processo seja agilizado, bem como seguro ao consumidor, é importante a empresa trabalhar com processos que monitoram as leads e ajudam elas a evoluírem até a fidelização.

    O problema é que fazer isso manualmente acaba demandando muito tempo da equipe, mas para evitar que isso aconteça é possível contar com um sistema de controle de vendas, algo essencial para as empresas que desejam ampliar os lucros, como também melhorar outros processos. 

    Através deste tipo de sistema a empresa pode não apenas controlar as vendas, mas integrar diversos setores da sua empresa, como compras, financeiro, pagamentos, recebimentos, estoque, entre outros.

    Aprenda como funciona um Sistema de Controle de Venda

    Cada sistema de controle de venda disponível no mercado possui uma característica específica, logo, os seus processos podem mudar e a forma de operar as ações de uma empresa se personalizam. 

    Isto é, o funcionamento pode mudar de sistema para sistema, mas geralmente todos seguem o princípio de facilitar a gestão do negócio – independente do setor, seja vendas comerciais ou outros.

    O Salesforce, por exemplo, considerado um dos melhores sistemas de controle de vendas, funciona de forma dinâmica ao integrar as áreas de marketing, atendimento ao cliente, e-commerce e outras da empresa de modo a facilitar a comunicação com o cliente e potencializar as vendas.

    Já em outros sistemas é possível integrar outras áreas e ter acesso a funções como controle financeiro, fluxo de caixa, controle de vendas, estoque, emissão de notas e boletos, entre outros cujo objetivo é facilitar o trabalho das equipes e alcançar o objetivo principal da empresa, os lucros.

    Trabalhar com um sistema de controle de venda pode facilitar os processos da empresa e melhorar não apenas a sua taxa de vendas e consequentemente a lucratividade, mas tornar a sua empresa mais organizada e segura, além de ter uma equipe mais produtiva e melhorar o clima organizacional. 

    Procure opções de sistemas que atendam as demandas da sua empresa e busque integrá-lo às diversas áreas da sua empresa para que os processos sejam padronizados e potencializados.

    Qual o melhor Sistema de Vendas?

    Muitas empresas buscam o melhor sistema de vendas do mercado para implantar entre a sua equipe de vendas, mas para definir a opção ideal é essencial observar as necessidades da empresa.

    Por exemplo, algumas empresas precisam de um controle relativamente maior sobre a sua equipe e não necessariamente sobre os processos do setor de vendas, enquanto outras precisam automatizar determinados processos de classificação de leads, gerenciamento, ofertas e assim em diante.

    É por isso que o recomendado para encontrar o sistema de vendas ideal para a sua empresa é observar o quanto está disposta a investir e quais as opções do mercado que possuem recursos que conseguem solucionar os problemas e garantir melhorias no setor de vendas das empresas.

    Encontre o melhor Sistema de Vendas para a sua empresa

    Ter um sistema de vendas em sua empresa pode facilitar vários processos, inclusive o gerenciamento de clientes e/ou potenciais que é algo essencial para iniciar o processo de venda ou pós-venda. 

    Através de um sistema eficiente e seguro, a empresa pode ir além dos registros de dados sobre o seu consumidor, como é o caso de sistemas que também contam com funções de planejamento financeiro estratégico, controle otimizado e seguro de estoque, relatórios de vendas e assim em diante. 

    Algumas opções de sistemas acabam se destacando no mercado justamente por irem além das expectativas, isto é, eles acabam entregando muito mais do que as empresas esperam, como:

    • Salesforce

    O Salesforce é conhecido como um dos melhores sistemas de vendas da atualidade e o interessante é que além de ajudar nos processos de venda ele também possui processos para gestão comercial, inclusive entre as suas funções destacam-se registro de leads, classificação e gerenciamentos. Acesse o site salesforce.com/br/

    • Meetime

    Outra referência no mercado como melhor sistema de vendas é o Meetime que, segundo especialistas, é uma opção ideal para empresas focadas em inside sales e comunicação devido às suas ferramentas, como é o caso das chamadas, sincronização e gravação de ligações e reuniões, entre outros. Acesse o site meetime.com.br

    • Asana

    Para as empresas que precisam de ferramentas para organizar as suas equipes, a Asana é uma das melhores opções do mercado, isto porque ela permite reunir equipes de diversos locais e tem funções de gestão de projetos, administração de tarefas, controle de atividades e análise de produção. Acesse o site asana.com

    • Zendesk

    Outra opção que se destaca entre os melhores sistemas de vendas é o Zendesk, que é um software focado no suporte e fidelização de clientes. Ou seja, esse sistema é ideal para as empresas que precisam melhorar ou ampliar o atendimento ao cliente, além de gerenciar as suas equipes. Acesse o site zendesk.com.br

    • SalesFarm

    A ferramenta SalesFarm é ideal para as empresas que desejam otimizar os processos de venda, inclusive gerenciar o seu time com mais precisão. Além disso, ela ajuda a gerar e qualificar os leads de forma escalável e eficiente através das métricas que estão presentes em seu dashboard. Acesse o site .salesfarm.com.br

    Existem muitas outras opções no mercado de sistemas de vendas, porém, para encontrar a opção ideal ao seu negócio, certifique-se de observar quais são as suas necessidades e o tipo de solução que seria capaz de solucionar os seus problemas. Assim, é possível encontrar a ferramenta perfeita.