Saiba como diminuir o uso de drogas no Brasil

    Como diminuir o uso de drogas no Brasil? A resposta desta questão é feita por centenas de pessoas que diariamente são vítimas das drogas no Brasil. E saber como diminuir o uso de drogas em nosso país eleva o nosso nível de conhecimento sobre o assunto e potencializa as forças motivadoras o uso de drogas.

    No texto de hoje falaremos sobre ações de prevenção ao uso de drogas, na adolescência, família e escola. Ir um pouco mais além falando sobre o combate a produção e fronteiras. Saiba o que fazer para diminuir o uso de drogas no Brasil e como ser um agente positivo na proteção de jovens adolescentes e adultos.

    Prevenção ao uso de álcool e drogas: o que cada um de nós pode e deve fazer? Em nosso blog você encontrará como conscientizar os jovens a não usar drogas e como as palestras antidrogas no processo de prevenção ao uso de álcool e drogas são fundamentais no combate.

    O que pode ser feito para evitar o envolvimento com as drogas? Estas são algumas formas de prevenção ao não uso de drogas, trata-se de um resumo do que o poder público e a sociedade civil podem fazer.

    O que fazer para diminuir o uso de drogas?

    Nos países da América Latina, há altos índices de violência, e o crime organizado que é associado ao tráfico de drogas, pilares que constituem um dos problemas mais graves enfrentados no mundo. Estas dicas são um conjunto de políticas antidrogas para quem deseja saber qual seria a solução para erradicar as drogas no Brasil.

    Saiba como podemos ajudar sua escola ou empresa com uma palestra para jovens, Fale Conosco!

    [forminator_form id=”53567″]

    Combate ao narcotráfico

    O mercado de drogas ilícitas movimenta, atualmente, mais de 900 bilhões de dólares por ano, este valor é equivalente a 35% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ou 1,5% do PIB mundial. Para que haja uma redução no uso de drogas é preciso enfraquecer o narcotráfico com ações diretas nas bases de produção e distribuição das drogas.

    Fragilizar a economia do narcotráfico é a melhor forma de combate às drogas”. Oslain Campos de Santana, delegado da Polícia Federal.

    É preciso que haja uma cooperação internacional multilateral no combate às substâncias psicotrópicas no Brasil e no Mundo. Associada a um conjunto de ações da inteligência de diversos países no combate direto às drogas, em especial aos países da América Latina como Bolívia, Peru e Colômbia, por serem os maiores produtores de drogas do mundo.

    Apenas na Colômbia, no ano passado, a força pública confiscou mais de 505 toneladas de cocaína. Os cartéis de drogas são uma ameaça à saúde pública e à segurança social e atuar eficazmente no combate ao crime organizado e na produção de drogas é uma forma de diminuir o uso de drogas no Brasil.

    Maior fiscalização das fronteiras

    O que falar em uma palestra sobre drogas? Uma das questões mais importantes no combate às drogas é como enfrentar o uso de drogas no Brasil? Como já sabemos o esforço deve ser conjunto e alinhado, isso porque o Brasil é rota de entrada e saída das drogas para o mundo.

    O país possui condições favoráveis ao crime organizado e ao narcotráfico. A posição geográfica estratégica para o transporte internacional de drogas, faz das conexões com alguns países que são os grandes produtores de cocaína e maconha uma ameaça ao estado de direito. Por esta razão, maior fiscalização das fronteiras e rotas de conexão devem ser monitoradas e extensivas na apreensão de drogas.

    Um exemplo de monitoramento e fiscalização foi uma apreensão realizada pela Guarda Costeira dos Estados Unidos, realizada, em Port Everglades, na Flórida, que foi uma apreensão record de drogas, cerca de 27 toneladas de cocaína, somados a mais de 600 quilos de maconha, avaliadas em 1,4 bilhão de dólares. Este é um exemplo do serviço de inteligência e monitoramento das conexões das drogas dentro e fora das fronteiras.

    Políticas antidrogas

    As políticas antidrogas visam promover a ordem legislativa e potencializar a gestão de ativos com o fim de reduzir a oferta de drogas em nosso País.

    Além de construir através do poder jurídico uma sociedade saudável por meio de ações de prevenção, tratamento, acolhimento e recuperação, bem como a reinserção social do indivíduo. Esta é a meta da Política Nacional sobre Drogas do Governo:

    •         Secretaria Nacional de Políticas sobre Droga (SENAD)
    •         A Política Nacional Sobre Drogas (PNAD)
    •         Fundo Nacional Antidrogas (FUNAD)

    Restrição de propagandas de drogas

    O CONAR, Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária, é uma organização da sociedade civil que visa regulamentar e fiscalizar a ética da propaganda brasileira. A auto-regulamentação da publicidade é fundamental, pois protege o consumidor da veiculação de campanhas de conteúdo enganoso e linguagem ofensiva.

    E de conteúdos abusivos, ou ações publicitárias que estejam fora da lei. TV, jornais, rádio e internet são ferramentas de comunicação em massa, e restringir a desinformação sobre as drogas tanto lícitas quanto ilícitas são de grande importância no combate às drogas. O CONAR é um órgão que sabe qual a importância da palestra antidrogas e vai além na proteção dos consumidores.

    Família e Prevenção às drogas

    O lar é a primeira sociedade, e o diálogo sobre prevenção às drogas deve acontecer neste ciclo, o processo de conscientização sobre o uso de drogas começa em casa. Mas sabemos que muitas famílias vivem em situação de vulnerabilidade social, e que desenvolver bases sólidas em boas escolhas sobre o assunto, são bem difíceis. Por isso, um esforço conjunto de pais, escolas, empresas e comunidade serve como plataformas de blindagem contra as drogas.

    “Dependendo da família, o jovem pode ser influenciado a se envolver no mundo das drogas. Nas famílias que são mais permissivas, onde se bebe, se fuma, se fala de drogas com naturalidade, a chance das crianças e dos adolescentes terem contato com drogas mais cedo é maior.” Carlos Bergling (Toxicologista, da Escola Paulista de Medicina).

    Estes são um dos principais temas de debates escolares e entre os jovens, mas a família deve fazer a principal blindagem promovendo diálogo, saúde mental, afeto e empatia com seus pares.

    Conscientização social

    Como conscientizar as pessoas sobre as drogas? Bem a conscientização social é moldada por diversos fatores, ela esta ligada ao conjunto de informações que recebe sobre determinado assunto. E no caso das drogas é preciso fazer das mídias como TV, rádio, jornal e internet para explorar esses canais online off-line para espalhar informações relevantes sobre o não consumo de drogas listas ilícitas.

    Tendo em vista estas problemáticas a palestra sobre drogas deve ter como objetivo central a comunicação clara em relação ao público, visando:

    • Acolher;
    • Informar;
    • Prevenir;
    • Conscientizar;
    • Motivar;
    • Educar.

    Esporte e Atividades culturais

    É sabido que o esporte e as atividades culturais funcionam como agentes preventivos contra as drogas. Quando praticamos esporte ou participamos de ações culturais, isso melhora nossa autoestima, e nos deixa mais felizes e satisfeitos. E por esta razão, utilizar o esporte e ações sociais no combate às drogas é um dever do estado, da família e da comunidade. O esporte faz bem para o fortalecimento do corpo e da mente, melhora a oxigenação do cérebro, potencializa as atividades cognitivas e uma série de outros benefícios.

    De acordo com alguns dados da Secretaria Nacional Antidrogas, as crianças estão começando a consumir drogas por volta de 9 a 10 anos de idade. Por isso investir no esporte pode ser uma saída para ocupar o tempo ocioso, afastar as más companhias e proteger contra as drogas.

    Incentivo aos grupos de apoio

    O que a sociedade pode fazer para combater as drogas? Incentivar e apoiar os grupos de apoio, são organizações sérias que fazem um trabalho especial de prevenção e tratamento do dependente químico.

    Conhecido como irmandades de mútua ajuda funcionam através de reuniões periódicas, com pessoas que sofreram ou sofrem para abandonar as drogas. Os mais conhecidos são os Alcoólicos Anônimos (AA) ou Narcóticos Anônimos (NA).

    Conclusão: Estes são alguns pontos que nos ajudam a compreender como diminuir o uso de drogas no Brasil. Se faltou algum item, compartilhe conosco teremos prazer em atualizar para poder ajudar quem precisa.