Aprenda como lidar com aluno ansioso
Como lidar com aluno ansioso? É uma questão que precisamos atender, principalmente em tempos de aceleração tecnológica. As escolas têm enfrentado grandes desafios no que diz respeito aos alunos ansiosos, mas não em relação ao seu comportamento agressivo que também tem sido um relato constante e sim quanto a dificuldade em entender como lidar com alunos que sofrem com ansiedade.
Por isso esse artigo pode lhe ajudar a entender o problema e assim proporcionar a solução e um melhor desenvolvimento ao seu aluno.
Algumas questões nestes processo precisam ser levantadas, é preciso questionar, como aumentar a autoestima dos seus alunos? Questionar qual o papel dos pais na educação? Pois eles são responsáveis pela educação e vida emocional dos filhos.
Como esta a saúde mental das crianças?
Um levantamento feito pela Organização mundial de Saúde (OMS) mostra que o Brasil é um dos países com mais alunos ansiosos e tensos do mundo. Os índices de ansiedade estão altos nas escolas brasileiras e é preciso fazer algo.
O nervosismo reflexo de uma sociedade violento que se reflete no ambiente escolar impacta diretamente a saúde mental das crianças, jovens e adolescentes. A questão não se trata de um por menor, é algo que precisa ser tratado seriamente e receber atenção de pais, profissionais de saúde e educação.
Segundo o relatório do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA), os alunos brasileiros estão entre os que ficam mais estressados durante os estudos. Cerca de 56% dos entrevistados informaram o problema na pesquisa. Nossos alunos também estão no segundo lugar do ranking dos jovens e adolescentes mais ansiosos na hora de provas, mesmo quando se estudaram e estão preparados.
O que fazer para ajudar os alunos ansiosos?
A gama é grande dos assuntos preferidos dos jovens, mas é preciso investir em temas mais árduos como ansiedade. O levantamento feito levou em conta mais de meio milhão de estudantes de 72 países da a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico OCDE, os resultados são preocupantes. A psicóloga clínica Maria Clara Nassif, e formadora de psicoterapeutas nos métodos terapia de troca e Desenvolvimento (TED), Ramain e Dia-log, afirma:
Para isso, os pais precisam ficar atentos: “Se o aluno se esforça muito e mesmo assim não consegue ir bem, é sinal de que algo está errado”, frisa.
A ansiedade é uma reação natural do corpo quando a pessoa se encontra em situação de estresse que pode ser desencadeada pela frustração, medo e afins. Não queremos de forma alguma responsabilizar o professor, que em muitos casos tem sido vítima de transtornos. Produzimos um artigo que tem ajudado muitos professores e que tem perguntado como tratar o transtorno de ansiedade em professores?
Na atualidade essa reação tem sido percebida como algo comum entre os indivíduos e hoje ela não é característica apenas de adultos nos locais de trabalho, mas também em jovens que apresentam sintomas como irritação e agitação inclusive na escola.
Lidar com aluno ansioso, nesse caso, se tornou um desafio para as escolas e o corpo docente, mas com algumas técnicas e inciativas é possível ajudá-los nessa questão. Confira algumas ideias de como lidar com aluno ansioso.
-
Respeite o tempo do aluno, dê espaço para ele ser confiante
O ato de lidar com aluno ansioso precisa ser executado em etapas, pois a sua exposição pode trazer um agravante a situação. Nesse caso, dê tempo ao aluno e trabalhe para que ele se sinta confiante em relação as suas questões não colocando-o em situações desconfortáveis. Afinal, tudo que é forçado pode ser prejudicial.
-
Ensine métodos para melhorar a respiração e relaxamento
Não basta o professor aprender maneiras de lidar com aluno ansioso dentro da sala aplicando atividades específicas se no auge desse sentimento ele não consegue acalmá-lo. O professor precisa ensinar os alunos técnicas de relaxamento, como por exemplo, a de inspiração e expiração por até 7 minutos para diminuir a ansiedade.
Quem leu este artigo leu também:
- Professores e atitudes criativas
- Qual o principal problema da educação no Brasil?
- Sugestões de temas para palestras educativas
- Como o professor deve motivar os pais dos alunos?
-
Tente trabalhar a autoconfiança do aluno, reconheça suas vitórias
Outra forma de lidar com aluno ansioso é fazendo com que ele se sinta bem com o ambiente em que está inserido, como também seguro e confiante. Valorize as conquistas desse aluno e mostre o quanto dá valor ao seu esforço e potencial. Esse tipo de atitude ajuda o aluno a desenvolver a sua autoconfiança.
-
Organize atividades que exijam concentração e foco dos alunos
Um dos sintomas da ansiedade é a agitação e a dificuldade de concentração, dessa forma, trabalhar com atividades que exijam concentração e foco é uma boa estratégia para lidar com aluno ansioso. O quebra-cabeça, por exemplo, pode ser uma opção tendo em vista que é preciso encontrar as pessoas e encaixá-las corretamente.
-
Tente não reprimir os seus sintomas para não os potencializar
O aluno ansioso pode demonstrar sintomas como inquietação, irritabilidade e assim em diante. Ao notá-los tente não intimidar o aluno, pelo contrário, procure fazê-lo se acalmar com apoio e, como dito acima, a realizar técnicas de respiração que são indispensáveis para que ele aprenda a lidar com o que está lhe incomodando.
Além das estratégias citadas acima para lidar com aluno ansioso é possível investir em medidas que compartilham conhecimento, como as palestras que podem abordar temas diversos como a inteligência emocional e principalmente, a ansiedade.
Conheça nosso blog e saiba como funciona o nossos serviços, saiba mais sobre nós, temas para palestra motivacional educativas. Entre em contato por e-mail [email protected].