Um dos principais benefícios do abacate, caracterizado como um fruto de origem da América Tropical, é sem dúvidas a quantidade de nutrientes que ele pode oferecer ao organismo em uma única porção.

    De acordo com nutricionistas, um abacate de cerca de 100 gramas consegue oferecer carboidratos, proteínas, fibras, potássio, magnésio e ainda fornecer energia para o corpo.

    Além disso, ele é conhecido por ser rico em gorduras boas como a monoinsaturada, capaz de reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) presentes no sangue enquanto potencializa o bom (HDL).

    Listamos em um outro artigo os benefícios da maça, e agora se você quer saber os benefícios do abacate, confira no texto.

    Os principais benefícios do Abacate

    O abacate é um fruto típico da América Tropical conhecido pelo seu sabor apurado e doce que pode transformar o sabor de determinadas receitas, como as vitaminas, guacamole, saladas e maionese.

    Ao contrário do que as pessoas pensam, esse fruto não tem um alto teor calórico, mas isso não significa que a sua ingestão pode ser feita em exagero. Na verdade, o ideal é consumir pequenas quantidades, pois, mesmo que contenha gorduras boas entre os nutrientes, é preciso ter equilíbrio.

    Vale ressaltar que o abacate também é considerado uma fonte de vitaminas do complexo B, K e C, conhecidas como nutrientes essenciais para a boa saúde do intestino, coração e ossos.

    Sendo assim, o abacate pode oferecer diversos benefícios, como:

    • Melhora a saúde dos ossos;
    • Ajuda a prevenir a artrite;
    • Promove uma boa digestão;
    • Amplia a saúde bucal;
    • Deixa a pele e cabelos mais saudáveis;
    • Diminui o colesterol ruim e amplia o bom;
    • Protege os olhos e previne doenças oculares.
    • Como consumir o Abacate

    Para garantir os benefícios do abacate é preciso fazer a sua ingestão com equilíbrio, pois o exagero pode provocar resultados contrários ao esperado, como a sensação de inchaço, descontrole do colesterol, fraqueza nos ossos, aumento das chances de desenvolver doenças, entre outros.

    Portanto, antes de consumir o abacate considere conversar com o seu nutricionista ou ingerir apenas 100 gramas da fruta diariamente, podendo misturar com outros alimentos como aveia, tomate e outros.

    Como dito antes, essa fruta pode complementar receitas tanto salgadas, como doces, por isso cabe a você definir a melhor forma de consumir a fruta e garantir os seus benefícios.

    Como ingerir o Abacate?

    Como consumir o Abacate?

    O fato de ser um alimento rico em nutrientes deve ser considerado, porém, como em todas as áreas da nossa vida, é preciso fazer a sua ingestão em equilíbrio. Isto é, evitar ingeri-lo de forma exagerada.

    Isso porque quando ingerimos determinado alimento em exagero o organismo passa a receber os seus nutrientes em excesso, causando problemas em alguns processos como a própria imunidade.

    É por isso que muitas pessoas acreditam que a fruta faz mal, mas, na verdade, tudo depende da quantidade desta fruta que você ingere no seu dia a dia — o ideal, de acordo com especialistas em nutrição, é ingerir cerca de 100 gramas por dia para evitar a sobrecarga no organismo.

    Assim, algumas formas de ingerir o abacate de forma equilibrada, são:

    • Salada;
    • Guacamole;
    • Vitaminas;
    • Molho;
    • Creme;
    • Maionese.

    O abacate é um fruto natural típico nos países da América Tropical que precisa ser explorado na alimentação das pessoas, mas de forma equilibrada. Por isso, é essencial esquecer esse mito de que a fruta pode causar danos à saúde, pois isso acontece apenas na sua ingestão exagerada.

    Torne o abacate um alimento comum em sua alimentação de modo a garantir que o seu sistema imunológico seja ampliado por meio da ação antioxidante que a fruta consegue estimular, assim como ampliar a concentração do colesterol bom e diminuir o ruim, proteger os ossos e assim em diante.

    Os Abacates mais comuns do Brasil

    Por ser uma fruta típica da região da América do Sul, é comum encontrar diversos tipos de abacate pelo país, como é o caso da breda, considerado um dos mais comuns no mercado, com cerca de 400 a 600 gramas por porção. Além disso, ele possui cerca de 12% de gordura.

    Outro tipo comum é o avocado, cuja uma unidade tem cerca de 150 a 200 gramas, além de 20% de gordura, uma das opções com maior teor de gordura, por isso é preciso controlar o consumo.

    O abacate também pode ser encontrado em versões como fortuna, geada, margarida, entre outros.

    Para garantir os benefícios do abacate considere misturá-lo com outros ingredientes saudáveis, além de consumi-lo sem exagero para evitar o acúmulo de gorduras e prejudicar a sua saúde.

    Converse com o seu nutricionista e siga as suas recomendações quanto a ingestão do abacate.

    Qual o mal que o Abacate faz?

    Por ser uma fruta gordurosa, existem pessoas que acreditam que o abacate faz mal, porém, é preciso entender que o teor de gordura presente na fruta é relativamente baixo e ao consumi-la com equilíbrio dificilmente o fruto poderá prejudicar a sua saúde e desencadear problemas.

    O mal que o abacate faz, supostamente, acontece apenas quando o seu consumo é exagerado. Afinal de contas, ele é um alimento natural que assim como outras frutas também possui diversos nutrientes.

    Por exemplo, a fruta é rica em proteínas, carboidratos, fibras, potássio, magnésio e principalmente, as vitaminas do complexo B, K e C — responsáveis por cuidar da saúde óssea, intestinal e do coração.

    Afinal de contas, o Abacate faz mal?

    O abacate é conhecido como uma fruta rica em nutrientes essenciais para o funcionamento correto do organismo, como é o caso dos minerais cobre, zinco, magnésio e fósforo, além de vitaminas que ajudam a melhorar o funcionamento do sistema imunológico, o que consequentemente diminui as chances de a pessoa desenvolver doenças relacionadas ao intestino, ossos, coração, entre outros.

    No entanto, nos últimos anos essa fruta tem sido relacionada injustamente a alguns problemas de saúde pelo fato de obter em sua composição nutricional uma quantidade média de gorduras, mas o que muitos não sabem é que essas gorduras são relativamente boas, como o ômega 3.

    Isso significa que a fruta não é o vilão que algumas pessoas acreditam que ela seja e sim um alimento rico nutricionalmente e pode ser ingerido diariamente de modo a potencializar a sua saúde.