Como definir o tema de uma palestra? 4 dicas de como escolher o tema de palestras para empresas

Como definir o tema de uma palestra? Bem! Definir o temas de uma palestras para empresas é um processo simples, porém requer conhecimento sobre o evento, objetivo e o perfil da audiência.

Palestras motivacionais para professores, possui uma estrutura diferente de uma palestra para vendedores, mas tem como meta engajar seu time e atingir as metas do negócio.

Por exemplo, vamos supor que o fim seja, “motivar”, mas é preciso também atualizar e “reciclar” os profissionais com temas relevantes e criativos.

Simplifique a escolha do tema, mas compreender os passos do processo é fundamental para que você encontre o tema perfeito para o seu evento.

E para ajudá-lo a encontrar o tema ideal, você precisa basicamente responder aos 4Qs, são quatro perguntas que precisa fazer para descobrir o tema ideal.

Método 4Qs para criar temas para palestras

O método 4Qs foi criado pela equipe do Palestra para Professores para facilitar a criação interna de temas para nossas palestras.

E nós vamos ensinar este método passo a passo para auxiliá-lo a como definir o tema de uma palestra, em 4 passos simples e de quebra no fim do artigo vamos lhe dar 100 temas de palestras para empresas gratuitas.

Nosso esquema consiste em você fazer 4 perguntas antes de criar o seu tema e são elas:

Como definir o tema de uma palestra?


Qual o objetivo da palestra, workshop ou evento?

O TEDx é um exemplo que facilitará nosso entendimento sobre a definição do objetivo de uma palestra.

No site da empresa você encontra diversos tópicos de palestras que foram realizadas pelo TED separados por ordem alfabética.

A técnica que eles usam para a definição dos temas começa por uma série de questionamentos e sugestões oferecidas pela própria audiência.

Topicos de temas para palestras

A definição do objetivo varia conforme as necessidades da empresa, abaixo alguns exemplos:

  • Motivar os funcionários;
  • Educar e prevenir ações de segurança (SIPAT);
  • Melhorar a comunicação interpessoal dos profissionais;
  • Ensinar técnicas de liderança e gestão de pessoas;
  • Desenvolver a criatividade e inovação;
  • Apresentar um novo produto;
  • Promover inovação de processos;
  • Descobrir novas lideranças;
  • Aumentar a produtividade;
  • Melhor o atendimento ao clientes.

Liste e defina qual o objetivo central do evento, seguir esta estrutura é a base chave para o desenrolar da escolha do tema.


Como definir o tema de uma palestra e as necessidades do seu público?

Logo depois de definir o objetivo da palestra, será preciso entender as necessidades do seu público-alvo.

Por exemplo, vamos imaginar que você precisa motivar a sua equipe de vendas, então o seu objetivo é “Motivar os vendedores”.

Para falar sobre motivação em vendas, você precisa entender as necessidades da sua equipe, compreender porque eles estão desmotivados é fundamental.

Tudo bem, e como motivar uma equipe de vendas desmotivada? Há algumas maneiras de analisar a performance da sua equipe, e isso vai variar de acordo com cada negócio.

Mas, você pode fazer uma pesquisa entre os profissionais para levantar suas dificuldades e queixas.

Pode analisar as métricas de desempenho individual ou contratar uma consultoria para melhorar os processo e assim detectar o porquê do mau desempenho.

E as queixas podem ser diversas, falta de boa estrutura, baixa remuneração, conflitos, limitações de verba, conflitos de  lideranças.

Desmotivação no atendimento ao cliente, falta de comprometimento dos funcionários, desrespeito aos direitos trabalhistas e etc.

Liste as principais dificuldades da sua equipe, você pode usar uma folha de papel ou um relatório vindo da sua consultoria.


Quais as soluções você vai oferecer para a sua audiência?

Com a lista de dificuldades desmotivadores da sua equipe de vendas em mãos, vamos começar a trabalhar no terceiro passo, a solução.

Vamos imaginar que entre os problemas mais relatados pelos colaboradores fora, “falta de boa estrutura no ambiente de trabalho”.

Telefone quebrado, computadores lentos, cadeiras desconfortáveis, dores nas costas, local de trabalho mal arejado e mesas quebradas.

Neste caso, a melhor solução não seria uma palestra, mas efetuar melhorias no ambiente de trabalho, pois o desconforto está gerando baixa produtividade e desmotivação.

Mas, por exemplo, se o problema mais relatado for, desmotivação no atendimento ao cliente, pode ser que uma palestra sobre atendimento ao cliente, seja a solução.

Isso porque na palestra todas as problemáticas serão dirimidas de modo a motivar a equipe a entender o comportamento do cliente e ser mais efetiva nas vendas.

Agora ficou fácil descobrir o melhor tema e trabalhar nas soluções das principais problemáticas.


Defina os temas da sua palestra

Hora de definir os temas, depois de ter entendido o objetivo da palestra, as necessidades do meu público alvo e encontrar as melhores soluções é hora de definir o tema.

Assista o vídeo com 100 temas gratuitos de palestras para empresas, aperte o play e inspire-se para criar o seu próprio tema.

Imagine o problema chave é “desmotivação no atendimento ao cliente”, então comece uma lista de temas para palestras correlacionado ao problema, abaixo veja alguns exemplos:

  • Clientes: Como lapidar a venda?
  • Como transformar um cliente em freguês?
  • 5 passos para conquistar um cliente exigente.
  • Atendimento é a chave do tesouro.
  • O cliente sempre tem razão?
  • Como empoderar o vendedor e gerar mais vendas!
  • Motivação para vendas: Como conquistar seus sonhos.
  • Concorrência: É preciso atender bem e entender.

Conclusão a definição dos temas para palestras na empresa se tornam mais sólidos e muito simples de se construir se seguirmos esta fórmula.

Para resumir, desenvolver temas interessantes para palestras é preciso entender qual a finalidade de uma palestra, e ter como foco a solução de problemas.

Se precisar de ideias para criar os seus temas, produzimos uma lista com 100 temas para palestras.