Entenda a ciência por traz do habito de falar mal dos outros

    O que leva as pessoas a fofocar? Não existe um fator, apenas, que leva as pessoas a fofocar, mas a maioria das fofocas surgem por curiosidade, inveja, insegurança, medo, imaturidade e vingança.

    Se perguntarmos para alguém o que a pessoa acha sobre fofoca, certamente ouviremos uma série de reclamações sobre tal comportamento.

    O que é fofoca?

    Precipuamente fofoca é o ato de descobrir algo, ou uma informação sobre alguém e posteriormente espalhar tal informação de maneira maldosa, muitos não sabem, mas fofoca é crime.

    Art. 138 – Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime: Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa.

    Existem vários tipos de fofocas, muitas delas surgem camufladas de opinião ou se apresentam como um ponto de vista. Fato é que a fofoca diz muito sobre a pessoa e o seu comportamento.

    Neste artigo vamos ajudá-lo a compreender porque as pessoas tóxicas fofocam, quais os principais motivos, o que a ciência diz sobre o assunto.

    Nossa intenção não é falar mal dos fofoqueiros, mas ampliar o conhecimento sobre este assunto a fim de que problemas sejam evitados. Afinal de contas, em uma época de fake news (notícias falsas) e ausência de diálogo e ideias, é preciso buscar a verdade.

    Qual o perfil psicológico do fofoqueiro?

    O que leva as pessoas a fofocar? Antes de entender isso é preciso compreender o perfil psicológico de quem faz fofoca e desfazer alguns estereótipos. Fofoca envolve ambos os sexos, não apenas as mulheres, há um mito de que apenas as mulheres gostam de fazer fofocas e isso é uma mentira.

    Estudo da UC Riverside ainda aponta que fofocamos em média 52 minutos por dia e que não há diferença entre homens e mulheres no quesito que fofoca mais.

    Saiba como uma palestra sobre Gestão de Pessoas pode ajudar seu time a performar melhor! Fale agora conosco.

    [forminator_form id=”53567″]

    Megan Robbins é professora de psicologia da University of California, Riverside, afirma que, podem ser usadas como uma forma de verificação do comportamento moral das pessoas. O ato de fofocar é também uma forma de criar ligações e fazer alianças com outras pessoas.

    Funciona basicamente assim, usam a fofoca como uma forma de atribuir aos outros defeitos, expondo seus erros, emoções de quem não esta ligado a ela. Isso ocorre, porque nos preocupamos com nossa reputação e o risco de outras pessoas fofocarem sobre nossas más decisões. As pessoas que fazem fofoca, usam este meio, como uma forma de criar conexões com outras pessoas.

    Qual o perfil psicológico do fofoqueiro?

    Homem também gosta e faz fofocas, não é exclusividade das mulheres, muitos não se reúnam no salão de beleza, mas estão no WhatsApp ou nas mesas de bar a fofocar.

    Trata-se de um comportamento humano! Bem são na maioria das vezes pessoas imaturas, curiosas excessivamente, invejosas, inseguras, agressivas emocionalmente, vingativas e carentes de atenção.

    Alguns profissionais de saúde mental apontam a ansiedade e ou estresse como um dos fatores emocionais que o fofoqueiro possui. E por esta razão precisam usar a fofoca como uma forma de atrair ou  seduzir seu interlocutor demonstrando poder através da detenção da informação.

    Siga-nos nas Redes Sociais:

    Porque as pessoas fofocam?

    A fofoca faz parte das relações humanas, está na igreja, está na fofoca dos famosos, na vizinha que descobriu a traição do outro vizinho e espalhou na rua, no “amigo” de trabalho que você pegou falando mal de você.

    Estes são alguns estereótipos mais comuns que retratam as pessoas que falam mal, mas todos representam uma excessiva má intenção. Fato é que assim como a fofoca ou a mentira, são danosas a quem faz e a quem ouve.

    Há casos graves de fofoca que mancharam a imagem e a reputação de muita gente. Em outros, promoveram situações que saíram fora do controle, que levaram a vítima a atentar contra a própria vida.

    Então apesar de parecer uma atitude jocosa, estamos tratando de algo algo que não pode ser tido como por menor pois é zero no trato empático com as pessoas.

    Existem poucos estudos sobre o tema, a revista Social Psychological and Personality Science realizou testes e perceberam que as pessoas gastam em média cerca de 52 minutos por dia fofocando.

    Isto é a a ciência por trás da fofoca! A fofoca é muito séria, e pode causar danos a quem faz e a quem sofre, queremos convidá-lo a entender a gravidade da questão. E desenvolver no indivíduo o senso de controle dos pensamentos e das palavras.

    Prevenção, consciência e maturidade são características fundamentais a serem desenvolvidas para a saúde social. A ideia de apresentar as razões pelas quais as pessoas fofocam, visa não só mostrar os tipos de fofoca, mas entender os bastidores de tal comportamento. Isso lhe ajudará a desenvolver a sua inteligência emocional, compreender a psicologia da fofoca e conhecer mais sobre as emoções humanas. Fofoqueiros

    Prazer

    Faça o teste, ligue para alguém ou envie mensagem dizendo o seguinte: Tenho um quentinha para te contar! Ou está sabendo da última?

    É quase que instantâneo uma curiosidade prazerosa surge, tanto em quem fala tanto em quem ouve. E na busca por satisfazer este prazer ou até mesmo esta adrenalina as pessoas se alimentam das cascas de feridas de outros.

    O prazer da maledicência devia soar estranho, mas não é assim muitas vezes, isso porque seu intuito de causar intrigas na empresa Especulações na vizinhança, e tudo sem fundamento. Não é razoável, divulgar a intimidade das outras pessoas por vingança ou mero prazer.

    Triste alguns de nós sermos assim, e não é só na empresa, mas ate em ambientes religiosos a fofoca ocorre. A Bíblia fala sobre fofoca, sabia? Existem muitos versículos sobre fofoca, e são provérbios e histórias que devem servir de lição para não comprarmos esta ideia, entenda o que é fofoca segundo a bíblia e já afirmamos, fofocar é pecado.

    Cultura

    Falar sobre os outros é algo muito comum, mas falar mal dos outros pode ser bastante destrutivo, e isso tem a ver com a cultura. Não tem a ver necessariamente com o lugar, não importa se é um ambiente corporativo, religioso ou social, fofoca faz parte da cultura.

    Sobretudo a cultura influencia e estimula as pessoas a falarem mal umas das outras, não tirando a culpa do indivíduo e o descontrole de suas emoções.

    Esse comportamento é chamado de efeito manada, ele descreve situações em que um grupo reage de forma igual ou conjunta, influenciado pelo grupo na maioria das vezes.

    Só que no caso da fofoca é algo que ganha um significado muito grande socialmente falando e por influência de um ou um grupo todos parecem amar uma fofoquinha.

    Dica: Há alguns temas para palestras empresariais são fundamentais para saúde da empresa, e fofoca é um deles, invista em palestras sobre inteligência emocional.

    Insegurança

    Desviar a atenção, essa é a meta. Sabe aquele sentimento que gera um nervosismo fora do comum, isso pode ser o medo de ter seu erro descoberto, algo que pode prejudicar o seu ego? Essa percepção de si mesmo gera insegurança que pode levar a pessoa a fofocar para defender a sua imagem.

    É como se tirasse o foco do erro do indivíduo que fofoquei, e voltasse a atenção para outra pessoa. A estratégia é tirar o foco do fofoqueiro, assim ele inventa histórias, ou até espalha maldosamente fatos para atrair a atenção de outras pessoas para a vítima.

    “Quando Pedro me fala de Paulo, sei mais de Pedro que de Paulo”. Sigmund Freud

    Sim o fofoqueiro é alguém vulnerável, e que pode sofrer de instabilidade emocional e a qualquer sinal de ameaça a sua própria autoimagem pode falar mal de alguém.

    Inveja Inveja segundo o dicionário Oxford é: desgosto provocado pela felicidade, e prosperidade alheia ou desejo irrefreável de possuir ou gozar o que é de outrem. A fofoca por inveja nasce desse objeto constante de nos comparar com outras pessoas ao nosso redor ou fora do ciclo social.

    Começa com uma excessiva comparação e caso não pare, isso se transforma em um uma série de maledicências.

    Sim muita fofoca ocorre por inveja, esta angústia humana, e essa sensação de tristeza pela vitória ou conquistas alheias vê na fofoca um refúgio para pôr fim a sua dor prejudicando outros. Mas é uma ilusão, pois a fofoca piora o cenário e aumenta a angústia de quem a faz.

    Curiosidade

    O ser humano por si só é curioso, gostamos de saber da vida dos amigos, parentes, e famosos, no caso dos famosos existem até programas semanais para tratar das fofocas do mundo dos famosos.

    Os paparazzi (fotógrafos de celebridades) são especialistas em fofocas da globo e de diversos outros tipos de mídia, costumam destacar em imagens a vida íntima das celebridades e estimular a curiosidade do público.

    Público que na maioria das vezes está disposto a comprar assinaturas e revistas para saber tudo o que acontece com estas pessoas. Muitos na falta de notícias, agitam a rede com fofocas e até mentiras que mexem com o imaginário de muitos da população.

    Curiosidade não é fofoca, mas em busca de detalhes sobre um ocorrido acabamos produzindo informações falsas, e até fazendo fofoca.

    Imaturidade

    A imaturidade é um padrão comportamental ocasionado pela permanência de um indivíduo em estágios anteriores de desenvolvimento intelectual, emocional ou moral. Wikipédia

    Um outro motivo pelo qual as pessoas fazem fofoca é a imaturidade, não é a idade que lhe traz bom senso e maturidade, não definitivamente não.

    O tempo é a linha, mas as vivências humanas é que trazem conscientização do certo e do errado, do moral e do imoral, do ético e do antiético. Cada um amadurece de formas diferentes e às vezes neste processo falamos mal de pessoas por serem imaturos ainda. Mas é preciso lembrar que ações geram consequências, melhor é a eloquência do silêncio.

    Vingança

    A vingança é um tipo de imaturidade, mas ganha um item à parte pois vem com requintes cruéis através das palavras. A um dito que diz:

    A vingança é um prato que se come frio. desconhecido

    É o pior tipo de fofoca, pois vem recheado de mentiras, meias verdades e o desejo de ver a vítima pagando por algo.

    Em todos os casos é importante evitar a fofoca, ela não agrega em nenhum aspecto. E tende a ressaltar o que não gostamos nos outros, mas acaba revelando nossas próprias verdades.