O que os jovens atuais mais procuram ou desejam? Se observarmos as atitudes incomum entre os jovens atualmente é possível perceber que a maioria tem um objetivo em comum: a diversão, que pode ser praticada tanto no online, quanto na vida real.

    Muitos jovens buscam saúde, educação de qualidade e cumprimento do direito previstos em lei, além do desenvolvimento intelectual assegurado

    A verdade é que os jovens atuais estão cada dia mais conectados à internet e isso nos permite ter uma perspectiva diferente sobre os seus objetivos. Assuntos preferidos dos jovens, interesses e principalmente os assuntos que eles discutem entre si ou que são considerados pautas relevantes para o seu dia a dia.

    Afinal de contas, muitos compartilham as suas opiniões, desejos, necessidades, entre outros nas redes sociais, bastando os pais, responsáveis e pessoas interessadas em manter uma narrativa com esse público, observarem essas plataformas atentamente e colher informações relevantes.

    O que mais atrai os jovens de hoje? Quer saber o que os jovens atuais mais procuram ou desejam? Confira no texto.

    O interesse dos Jovens atuais

    Se eu chegasse em um local dizendo que os jovens não querem nada para a sua vida ou que, inclusive, não levam a sério as suas tarefas, objetivos e sonhos, eu estaria sendo injusto.

    É claro que uma parcela mínima de jovens não têm levado a sua vida à sério, mas não por ser um ato de rebeldia. Pelo contrário, muitos se sentem perdidos entre os seus sonhos e possibilidades.

    De forma geral, o jovem atual é muito diferente daquele do passado, pois ele está cada vez mais atento ao que acontece no mundo, mas não apenas por se preocupar com o seu futuro e sim por se tratar de pautas relevantes que envolvem a realidade não apenas de uma pessoa, mas de toda a sociedade.

    Logo, é claro que o jovem atual se preocupa com a sua diversão, mas ele também tem consciência sobre os assuntos que precisam ser observados, explorados e principalmente, debatidos.

    Siga-nos nas Redes Sociais:

    Os assuntos mais comentados por jovens atuais

    Se observarmos o comportamento dos jovens atuais podemos notar que uma grande parcela se encontra cada vez mais engajada com os assuntos relacionados a representatividade, violência, preconceito, inclusão e principalmente a educação, algo que tem preocupado muitos jovens.

    O que conversar com os adolescentes? São assuntos gerais, mas que possuem um grande impacto na sociedade pelo fato de mudar alguns aspectos da vida das pessoas.

    Ou seja, eles acabam comentando esses assuntos no intuito de impor as suas opiniões e lutar por aquilo que acreditam ser justo, real e, claro, importante.

    Mas existem muitos outros assuntos que os jovens atuais mais procuram ou desejam comentar, como é o caso da sexualidade, drogas e bebidas alcoólicas, exposição na internet, gestão financeira e até mesmo tópicos que envolvem a sua religião, como tipos de religiosidade, palavras de Deus e outros. Prevenção é fundamental nesta fase, por exemplo, no caso das drogas uma palestra sobre drogas é bem vinda.

    É claro que os jovens também se interessam por questões menos “importantes” e que são focadas em seu entretenimento, como a internet, redes sociais, músicas e até mesmo festas, tendências e outros.

    Mas, de forma geral, eles demonstram cada vez mais que estão empenhados em entender, discutir e aprender sobre os assuntos relevantes na sociedade e que podem impactar diretamente o seu futuro.

    O que os jovens mais procuram na internet?

    A internet se tornou uma máquina de informação e entretenimento às pessoas, inclusive, aos jovens, mas é preciso ficar atento diante dessa relação, pois na maioria das vezes os jovens realizam esse processo de forma intensa e podem consumir conteúdo equivocados que afetam seu comportamento.

    Ao mesmo tempo que a internet pode ser positiva compartilhando dados importantes sobre assuntos atuais, também existe o risco de ela prejudicar relacionamentos, pensamentos e opiniões, principalmente quando se trata de jovens, pois eles tendem a ser um pouco mais ingênuos.

    Nesse caso, é importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos a forma com os seus filhos adolescentes consomem a internet, a fim de evitar que tenham acesso a informações prejudiciais.

    O jovem e a internet, uma relação de amor e ódio

    É impossível pensarmos em jovens e não os relacionar à internet, bem com os seus produtos considerados atuais, como é o caso das redes sociais que reúnem jovens de todas as idades e locais.

    Esse ambiente é capaz de oferecer inúmeras possibilidades aos jovens, tanto em relação ao seu lazer e entretenimento, como também de informações que podem ajudá-los em seu processo de educação, evolução e principalmente colocá-los em ciência do que acontece no mundo.

    Mas a verdade é que o jovem e a internet não vivem apenas momentos de amor. Pelo contrário, quando esse ambiente não é consumido de forma adequada também pode gerar ódio e parte disso tem a ver com as redes sociais e com a própria intolerância que eles promovem um sobre o outro.

    É claro que isso não deve ser generalizado, mas é importante os pais e responsáveis observarem a forma como os seus filhos consomem a internet, pois muitas vezes alguma informação ou conteúdo presente nos sites ou redes sociais pode provocar danos em sua saúde física, mental e emocional.

    O que os jovens procuram na internet

    Não podemos fechar os olhos diante do consumo dos jovens sobre a internet, por isso é preciso ficar atento quanto a sua busca nesse tipo de ambiente.

    Aliás, alguns temas que costumam ser do interesse de muitos jovens acabam se relacionando a educação, lazer, entretenimento, entre outros.

    Alguns interesses que acabam sendo comuns entre eles, são:

    • Busca por jogos que os ajudam a se distrair;
    • Consumo de vídeos e músicas do seu interesse;
    • Assistir filmes e seriados nas plataformas de streaming;
    • Pesquisa de temas para trabalhar com jovens na escola relevantes a sua educação;
    • Curiosidade ou vontade própria;
    • Publicação de fotos e vídeos nas redes sociais;
    • Consumo de conteúdos alheios nas redes sociais.

    É óbvio que a busca dos jovens na internet vai muito além dos temas relacionados à adolescência citados acima e isso é o que precisa ser debatido nas casas desses jovens a fim de conscientizá-los sobre os riscos que também podem existir no ambiente digital e da importância de conversarem com os seus responsáveis.

    O que conversar com os pré-adolescentes? Fique atento a forma como o seu filho consome a internet e não deixe de conversar com ele.