Quando falamos em temas que precisam ser trabalhados com o adolescente não nos referimos apenas às questões de consumo de álcool, droga ou da sua conscientização a respeito da sexualidade.

É claro que esses temas precisam ser debatidos com os jovens a fim de gerar conhecimento e estimular a mudança de atitudes em relação a eles, mas é preciso entender que existem outras temáticas tão importantes quanto essas.

As escolas, igrejas e inclusive as casas desses jovens precisam ser ambientes cuja educação vem em primeiro lugar. Logo, abordar assuntos diferentes, mesmo que polêmicos, é importante, pois é dessa forma que conseguimos educar o jovem e conscientizá-lo sobre os riscos que podem existir na vida.

Saiba mais no texto quais são os temas ideais para trabalhar com adolescentes.

Como manter uma boa conversa com o Adolescente

Quando foi a última vez que você conversou com o seu filho de forma honesta sem desviar de assuntos constrangedores apenas por questões pessoais e não por pensar no bem do adolescente?

Acredite, muitos pais acabam evitando conversar com os seus filhos por não terem liberdade para abordar um assunto ou se sentirem envergonhados, constrangidos e sem jeito, mas isso precisa ser mudado, pois os pais são referência na vida do adolescente e precisam conversar sobre tudo.

Uma palestra sobre drogas  ou uma conversa pode conscientizar o adolescente a respeito do uso de drogas, os riscos da bebida alcoólica, a maneira segura de iniciar a sua vida sexual e até mesmo como começar a sua vida profissional, a importância da educação e milhares de outros assuntos que são relevantes.

Quem leu este artigo, leu também:

Temas para trabalhar com o Adolescente

Existem diversos temas que podem ser trabalhados com os jovens, mas sem dúvidas os mais relevantes são aqueles que proporcionam conhecimento e influenciam o seu modo de pensar ou se comportar, trazendo clareza sobre as suas atitudes, pensamentos e comportamentos.

Alguns exemplos de assuntos que podem ser abordados com os jovens, são:

  • Violência;
  • Drogas e bebidas alcoólicas;
  • Sexualidade;
  • Cuidados com a saúde;
  • Doenças como depressão, ansiedade e outras;
  • Exposição na Internet;
  • Consumo saudável de conteúdos na internet;
  • Preconceito e intolerância;
  • Inclusão.

Também pode ser importante abordar pautas um tanto quanto polêmicas, como é o caso do bullying que muitas vezes os pais sequer conseguem perceber que o seu filho tem sofrido com isso ou que é o responsável pelo sofrimento de um colega. Nesse caso, abordar o tema com sinceridade ao demonstrar os dados que essa atitude pode ter na vida do outro é algo imprescindível.

Vale ressaltar que outros temas que parecem fugir da realidade do jovem atual também são importantes, como a educação financeira, algo que o Brasil acaba pecando, pois não existem aulas a respeito disso nas escolas, o que justifica a má relação dos brasileiros com as suas finanças.

Conversar com o adolescente e abordar temas simples ou complexos não é apenas interessante, como extremamente necessário, pois isso gera conhecimento, aumenta a sua intimidade e cria uma conexão de segurança, confiança e outros sentimentos que são ideais ao desenvolvimento do jovem.