O que mais atrai os jovens de hoje? Dicas para se conectar com os jovens

O que mais atrai os jovens de hoje? Atrair a atenção dos jovens de hoje não é uma tarefa fácil, mas é uma atitude nobre. Não basta querer é preciso conhecer para se conectar com a geração Z idade 15-20 ou os Millennials da geração Y de 21-34 anos.

Precipuamente para atraí-los não ou apenas se esforçar para falar o seu linguajar, é preciso compreender suas necessidades. Como em toda relação à aproximação deve ser realizada com cautela, respeitando as diferenças e de maneira orgânica.

Grande parte destes jovens atualmente são de uma inteligência invejável, são responsáveis por criar e desenvolver novas tecnologias. Amam entretenimento, games, estão a maior parte do tempo conectados e amam inovação, estão cada vez mais engajados com causas sociais.

Tudo a fim de fazer a sua voz ser escutada pelas autoridades e a sociedade como um todo para estimular determinadas mudanças.

Tess Brigham, é conhecida nos EUA, como a terapeuta dos millennials, afirma: De acordo com minha experiência profissional: a dificuldade em tomar decisões, insegurança e medo de escolher mal estão entre as maiores causas de estresse entre os jovens.

Acima de tudo, isso mostra que a conversa com os jovens de hoje precisa ser autêntica, honesta, diálogo aberto, para debater pautas que façam parte da sua realidade.

A princípio eles querem ser ouvidos, permita que eles demonstrem as suas opiniões e abram o coração em um diálogo saudável e produtivo.

É preciso compreender o público é preciso ser dinâmico, atrativo e fala a linguagem do jovens, sempre com o objetivo de:

  • Prevenir
  • Informar com segurança
  • Conscientizar sobre sua saúde
  • Educar
  • Motivar a prática

Quer saber mais detalhes sobre o que mais atrai os jovens de hoje em dia? Continue a leitura e saiba o que fazer para se conectar a geração atual.

O que pensam e como agem os Jovens de hoje?

Hum milhão de coisas ao mesmo tempo, certamente você já deve ter ouvido sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA). Teoria identificada por Dr. Augusto Cury, segundo ele, é um período onde a mente fica acumulada de pensamentos que causam angústia.

A síndrome não é comum apenas em jovens, mas em adultos que estão cheios de todo tipo de pensamento o tempo inteiro.

Por exemplo, quando a pessoa está acordada, pensa sem parar em diversas circunstâncias, e isso que dificulta a concentração, impulsiona a ansiedade e desgasta a saúde mental e física.

Se desejamos entender o que pensa e como agem os jovens de hoje em dia é fundamental nos colocarmos em seu lugar.

Empatia, é preciso, inclusive, observar a “tribo” a qual eles pertencem, pois assim conseguimos ter uma perspectiva sobre o seu mundo e as pautas que realmente chamam a sua atenção.

Jovens possuem muitas dores, e uma das formas de atender essa demanda é ajudá-los a resolvê-las. Ao observarmos o comportamento de uma maioria pode-se notar que a forma como eles pensam, agem e consomem a cultura mudou completamente.

Se comparado com a geração passada, e naturalmente eles demonstram um interesse maior por causas que influenciam o seu futuro.

O interessante é que esse interesse surge diante da perspectiva de que o mundo atual é responsável pelo que está sendo construído para o mundo do amanhã, o qual eles serão os principais “moradores”.

Siga-nos nas redes sociais:

Assuntos que mais atrai os jovens de hoje?

Pesquisa realizada pela Navegg, empresa que pertence ao Grupo Buscapé que trabalha com marketing comportamental, apontou o comportamento dos jovens brasileiros.

A pesquisa analisou o comportamento de 3.347.500 pessoas da sua base, os quais foram avaliadas anonimamente, o que solidifica o valor das informações sem alterações comportamentais.

O tipo de conteúdo que mais desperta o interesse desses jovens são:

  • Entretenimento (25%)
  • Internet (25%)
  • Games (22%)
  • Educação (13%)
  • Diversão (11%)
  • Compras (4%)
  • Esportes (2%)
  • Tecnologia (2%)
  • Beleza (1%)
  • Comidas e bebidas (0,5%)

Logo, o engajamento em causas políticas, educacionais e sociais como um todo passaram a ser assunto entre as rodas de conversa dos jovens.

Um exemplo disso são os eventos culturais organizados e frequentados por eles ou inclusive os vídeos que eles publicam na internet.

Os millennials são bastante questionadores e gostam de temas para debates contra e a favor e assuntos importantes ou não, da rede social.

Lembrando que os contextos comportamentais podem se divergir, mas os Millennials são e estão mais flexíveis às mudanças, em especial as comportamentais.

São ávidos por inovação, conhecimento, empreendedorismo e são motivados por desafios transformadores em diversos aspectos da sociedade.

Não super valorizam a estabilidade, e sim o amor ao que fazem, são ousados e estão abertos a novas experiências.

Os assuntos que mais atraem os Jovens de hoje

Para entender o que mais atrai o jovem de hoje basta se conectar a internet e observar os seus perfis nas redes sociais mais populares atualmente. É claro que existem conteúdos voltados ao seu entretenimento, mas também há muitos outros que chamam a atenção devido a sua complexidade.

Sob o mesmo ponto de vista uma das pautas mais interessantes debatidas pelos jovens, por exemplo, é a educação. Inclusive, isso foi assunto de muitos debates desenvolvidos por eles, pois a preocupação com o seu futuro educacional é enorme e o que eles queriam eram respostas.

No entanto, existem muitos outros assuntos que costumam chamar a atenção dos jovens, como:

O impacto na violência na sociedade nos jovens de hoje

Seja em acidentes de trânsito, drogas, homicídios, os jovens são as maiores vítimas, este pode ser o resultado do seu sem contar o comportamento de risco.

Que são as práticas adotadas pelos jovens que aumentam o risco de contrair uma doença sexualmente transmissível (DST). É o que afirma o palestrante Wesley Alves em uma palestra sobre drogas.

Sobretudo uma palestra dst para jovens é uma das formas mais eficazes de conscientizar, motivar e promover informações sobre o assunto. Evitando uma série de problemas à saúde física e mental dos jovens.

É preciso desenvolver ações de prevenção contra a violência, esta que tem acarretado danos físicos, psicológicos e cognitivos da juventude.

Lembrando que os adolescentes e crianças estão inclusos e precisam aprender a lidar com estes problemas hoje e encontrar meios de resolvê-los.

Cuidados e mudanças essenciais para o bem do meio ambiente

Estudo realizado pela revista “Science” aponta que populações indígenas da Amazônia contribuem para a difusão do conhecimento sobre o tema.

E que há uma crescente preocupação com o meio ambiente por parte dos jovens brasileiros.

O interesse da maioria desses jovens, como a ativista Greta Tumblr, possuem em média 15 a 17 anos e querem aprender sobre biodiversidade e cuidados com meio ambiente.

A maior parte destes jovens são moradores do Norte do Brasil e somam 50,4% demonstrando interesse e preocupação com o meio ambiente da região.

A influência da política no futuro educacional

Estes jovens também gostam de falar sobre política, e atualmente podemos ver a importância da formação da consciência política no jovem.

Isso contribui para a sua constituição de cidadania saudável em nosso país, os jovens são engajados e muitos deles têm contribuído significativamente para o crescimento do nosso país.

Empreendedorismo e liberdade financeira

Diferente da geração que valorizava a carteira de trabalho na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), este jovem vai no caminho contrário.

São empreendedores e este foi o caminho mais rápido para conquistarem mesmo ainda dentro da casa dos pais a liberdade financeira.

São investidores, donos de startup e fundadores de empresas. 88% dos jovens millennials da área de TI, por exemplo, aguardam liberdade na criação e execução dos seus projetos.

Dados de pesquisa realizada pela Microsoft, apontam que a geração da internet dos os nascidos entre 1980 a 1995 são as grandes influências nas empresas de TI.

O foco destes jovens empreendedores é a transformação dentro das suas áreas, realizando mudanças dentro da organização.

Empreendedorismo social desenvolvido na era digital é um exemplo desta conexão entre consumo e sociedade, apoiam o consumo consciente.

São precursores criativos de novas tecnologias, e responsáveis pelo desenvolvimento de habilidades, atualização de processos de trabalho e liderança.

A sexualidade e os riscos que a falta de informação provoca

Educação sexual é tabu entre jovens e adolescentes no Brasil, mas é um tema que os atrai.

Precisamos falar sobre prevenção de DST, gravidez na adolescência, em 2000, uma pesquisa realizada com mães adolescentes foram responsáveis por 23,4% do total de nascidos vivos no país.

Em 2019, esse índice passou para 14,7%, mesmo com a queda, o número ainda é preocupante. Os dados do DataSUS/Sinasc apontam que a cada dia ocorrem cerca de 1.150 nascimentos de filhos de adolescentes.

Ações como a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência são oportunidades de falar sobre o assunto em palestras sobre dst em  escolas. E abordar através dos meios a importância da prevenção para jovens, os quais iniciaram muito cedo a vida sexual.

A data de 01 a 08/02 tem por meta promover informações e colocar ao alcance da sociedade medidas preventivas e educativas.

A ideia é contribuir para a redução da incidência da gravidez na adolescência em todo país, e os jovens querem falar e ouvir sobre o tema.

Conclusão: Existem muitos outros assuntos que podem ajudar a atrair os jovens de hoje.