Descubra a Ciência por trás da atenção
Existem algumas análises divulgadas através de pesquisas ao redor do mundo sobre a atenção das pessoas que afirmam que o máximo de tempo que um ser humano consegue se concentrar é de 7 a 10 minutos.
Mas para ampliar a questão quanto tempo uma pessoa presta atenção é preciso saber o que prende a atenção das pessoas e uma série de outros fatores.
Isso é essencial para desenvolver palestras para empresas, aulas, apresentações e eventos no geral que entretém e informam com eficiência.
No caso, independente do assunto que é abordado em um evento é natural que as pessoas tenham a sua atenção dispersa após um determinado período.
Mas ao trabalhar com técnicas que estimulam a sua atenção sonora, visual e sinestésica é possível reverter a situação.
O que é Sinestésico?Relacionado com a condição neurológica de quem combina espontânea e naturalmente sensações a imagens distintas: sinestésico vê sons, sente cores.
Saiba mais no texto quanto tempo uma pessoa presta atenção e como ampliar esse período.
Saiba quanto tempo uma pessoa presta atenção
8 segundos e o peixe dourado
O tempo médio de atenção de um peixe dourado sem foco é de 9 segundos, e conforme estudo realizado pela Microsoft Corp., as pessoas na era digital perdem a atenção após 8 segundos.
A conclusão da pesquisa aponta que muitos dos pesquisados acabaram se adaptando a atividades multitarefas.
E essas mudanças são resultado da capacidade do cérebro de se adaptar e ser moldado a longo do tempo.
E sem dúvida um menor poder de concentração pode ser efeito colateral da revolução da internet e o excesso de informações.
Efeitos de uma era acelerada que nos “impôs” um estilo de vida que é cada vez mais digital e rápido.
Com essas informações tente imaginar uma palestra ou apresentação, aula e outros eventos com duração de até 1h30min.
Onde muitas delas abordam assuntos complexos através de uma didática tradicional, formal e com poucos recursos que atraem a atenção sonora, visual e sinestésica do público.
Logo, qual a chance de as pessoas compreenderem a mensagem desse evento e participarem do que está sendo compartilhado?
Será que permanecerão atentas por um período maior mesmo que estejam interessadas?
Se você respondeu que a chance é mínima, de fato, você acertou, pois se a capacidade humana de se concentrar é de apenas 10 minutos é preciso trabalhar com artifícios que geram estímulo nas pessoas para que esse período aumente de forma estratégica durante o evento.
Ou seja, para ter a atenção das pessoas é preciso trabalhar com estímulos que os façam querer escutar, ler, compreender a mensagem que está sendo compartilhada com eles.
E como fazer isso? É possível prender a atenção das pessoas mesmo com sua capacidade de atenção baixa? Sim, e te ensinaremos a fazer isto da forma mais simples possível.
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Aprenda a fazer uma pessoa prestar atenção
Quando falamos que ter a atenção de uma pessoa pode ser uma tarefa simples não significa que é possível fazer isso de qualquer forma.
Pelo contrário, a simplicidade está no processo em si, pois quando há conhecimento, dedicação e foco tudo se torna mais fácil.
Nesse caso, tente começar esse processo de ampliar o tempo que uma pessoa presta atenção observando as maneiras de apresentar.
Invista em determinados assuntos de uma forma mais interessante, estimulante e faça a pessoa desejar participar, aprender ou sentir curiosidade.
No caso de palestras, por exemplo, procure conhecer o público e o tema a fundo e a partir disso desenrolá-lo de uma forma criativa.
Por exemplo, seu público é jovem? Procure então desenvolver o tema falando sobre os assuntos preferidos dos jovens, além disso, trabalhe com técnicas de interação, dinâmicas, como também:
Ritmo, entonação e tom
Não é um artigo sobre música, mas preste atenção ao tom usado, ele precisa estar de acordo com o seu público. Cada ambiente requer uma entonação e forma de apresentação conforme local e público.
E uma palestra para idosos, a cadência da fala e ações devem ser mais devagar para facilitar o entendimento dos ouvintes.
Já em uma interação ou palestra para jovens é importante desenvolver uma fala um pouco mais acelerada, intercalada com dinâmicas, testes, vídeos, música e imagens.
Mas lembre-se que excesso de informação não significa sucesso na meta de prender a atenção da sua audiência, é preciso organizar e dosar as informações.
Baixe gratuitamente o teste de concentração, ele é muito simples, siga as instruções e anote quantos pontos consegue fazer.
Intervalos
Faça intervalos estratégicos principalmente ao notar o público mais disperso, isso é fundamental em eventos em que a duração é maior que 1:50h.
Esse descanso torna mais aprazível a absorção dos temas, a pausa é um alívio ao cérebro que estará apto a sequência do evento.
Apresentações Interativas
Programas como Powerpoint, Prezi ou Keynote ajudam a dar uma dinâmica interessante, quebra a apresentação ou palestra com conteúdo interativo.
Existe uma série de plataformas que ajudam a encontrar as imagens ideais para sua apresentação, o Freepik é uma boa sugestão para quem quer imagens grátis.
O Canva é também uma opção interessante para melhor formatar suas imagens e dar a elas cores e formatos mais agradáveis.
Interação com o Público
Estimule a participação do público através de perguntas e dinâmicas, as pessoas gostam de se sentir parte das interações.
Movimente-se
Como vimos prender a atenção das pessoas é um desafio, são apenas 8 segundos para atrair e prender a atenção.
Uma técnica interessante é movimentar, interagir e tornar o evento mais interessante às pessoas.
Não fique estático, a não ser que isso seja preciso, a maioria dos ouvintes tendem a aumentar o foco em objetos ou pessoas em movimento.
Ao seguir essas dicas poderá estender esse período de atenção plena e transmitir a sua mensagem com mais precisão, competência, dinâmica e interação com o público.
Ao compreender quanto tempo uma pessoa presta atenção será mais fácil esse processo de trabalhar a sua apresentação, aula e eventos em geral com mais estímulos visuais, sonoros e sinestésicos que provocam o entusiasmo em seu público.
Como prender a atenção de uma pessoa?
O processo que permite entender como prender a atenção de uma pessoa em um discurso, aula, palestra e afins não é uma tarefa simples e sim algo que requer evolução contínua para transmitir mensagens com clareza, eficiência e façam o público se interessar.
Ter a atenção de uma pessoa vai muito além da mensagem que você transmite. Na verdade, tudo depende da maneira como você se comunica considerando fatos como a sua postura, oratória, dinamismo e tudo o que é transmitido ao público.
Ou seja, esse processo de prender a atenção depende mais do seu comportamento do que deseja transmitir em si. Portanto, é algo que requer prática e desenvolvimento ininterrupto.
Confira no texto algumas dicas sobre como prender a atenção de uma pessoa.
Atrair e prender a atenção das pessoas requer treinamento
Em uma aula, palestra, discurso e apresentação no geral que envolve um público, uma das principais preocupações é fazer com que as pessoas entendam a mensagem a ser transmitida e para isso pode ser necessário trabalhar questões como oratória, comportamento e outros.
Na medida que você conversa com uma pessoa é importante deixá-la presente ao momento para que consiga captar a sua mensagem e proporcionar uma troca de informações que dependendo da situação pode ser favorável a conversa, aula, palestra e assim em diante.
Para isso – conforme dito anteriormente – é importante se preocupar com a forma como se apresenta ao público. No caso, a sua postura, linguagem corporal, oratória, dinamismo e outros detalhes são fundamentais para que consiga atrair a atenção das pessoas.
Estes são alguns dos assuntos ou temas para treinamento de vendas, portanto, veja dicas que ajudam no processo de como prender a atenção de uma pessoa:
Fale sobre assuntos que geram reflexão e interação
A mensagem a ser transmitida também deve ser tão interessante quanto a sua maneira de compartilhá-la, pois não adianta ser a pessoa mais dinâmica em uma palestra se o assunto abordado não agrada ao público. Nesse caso, se atente ao que deseja transmitir.
Transmita verdade, conhecimento, sabedoria e outros
Mostrar-se presente na conversa, aula, palestra e outros eventos é muito importante, mas além disso é preciso se atentar a maneira como se comunica com as pessoas considerando a transmissão da sua verdade, sabedoria e características que atraem a atenção do público.
Se necessário, faça variações em seu tom de discurso
Em uma palestra, por exemplo, é importante entender que em determinados momentos pode ser mais coerente usar um tom de voz calmo, enquanto em outros o tom mais alto, agressivo e presente é a melhor opção. Observe o evento e varie seu tom conforme a necessidade.
Outras dicas importantes para entender como prender a atenção de uma pessoa é a sua linguagem corporal. No caso, ela precisa ser tão coerente quanto a mensagem compartilhada, portanto, se atente a maneira como se porta diante do seu público não importa o local.
As pausas, o olho no olho, a descontração e as brincadeiras também são tão importantes quanto as opções citadas. Basta trabalhá-las de forma natural e o resultado será eficiente.
Siga as dicas e saiba mais sobre esse processo de ter a atenção das pessoas na sugestão de artigos similares:
Fontes: Dicio