Descubra 10 formas de praticar a Empatia

    Praticar a empatia se tornou uma exigência nos dias de hoje não apenas entre os familiares e amigos, mas também no ambiente de trabalho, estudos e em todos os lugares possíveis como uma forma de respeitar a opinião dos outros e não os julgar pela maneira como agem.

    A empatia é uma habilidade psicológica que as pessoas desenvolvem conforme atingem a sua inteligência emocional, pois elas passam a ser menos “duras” com elas e consequentemente com as outras pessoas ao considerar que elas também possuem dores, histórias e outros.

    Nesse caso ter atitudes empáticas pode exigir mudanças de comportamento e pensamento, pois quanto mais dura você for com a sua realidades, maiores as chances de você julgar o próximo, agir com preconceito e desmerecer suas conquistas e atitudes.

    Portanto, reflita sobre as suas atitudes e confira o texto algumas formas de praticar a empatia.

    Como ser mais Empático? Saiba como podemos ajudar sua empresa.

    [forminator_form id=”53567″]

    Aprenda como praticar a Empatia

    A melhor maneira de entendermos o que somos e como vivemos é nos observando por dentro e perceber que temos tantas fraquezas e virtudes quanto as pessoas de fora.

    Ou seja, se a sua dor ou alegria é intensa a do próximo também pode ser e cabe entender que o julgamento não fere apenas o outro, mas principalmente quem o faz tornando-o uma pessoa tóxica e muitas vezes maldosa afastando tudo e todos que estão ao seu redor.

    Logo, praticar a empatia não é um ato que vai te garantir autoconhecimento, evolução e uma nova perspectiva quanto as suas escolhas, atitudes, pensamentos e inclusive sentimentos.

    Veja algumas dicas de como você pode praticar a empatia no seu dia a dia.

    1. Escute as pessoas abertamente, sem preconceitos ou preguiça. Esteja presente;
    2. Procure experimentar a vida do outro e sentir suas dores, alegrias e experiências;
    3. Desafie o preconceito e procure pontos em comum com as outras pessoas;
    4. Tente cultivar a curiosidade a respeito do outro gerando respeito e até admiração;
    5. Demonstre interesse pelo que o outro fala ou faz, mas de forma sincera;
    6. Diminua o julgamento e se policie até que finalmente consiga se livrar dele;
    7. Explore o coração, não apenas a cabeça e as falas da outra pessoa;
    8. Examine os seus preconceitos e trabalhe de forma incansável para acabar com eles;
    9. Lembre-se que cada pessoa é única e pode esconder uma certa fragilidade;
    10. Aceite o fato de que nem sempre terá o que falar ou que poderá falar;

    Outro exemplo de como praticar a empatia é levar a máxima de “andar com os sapatos da pessoa” para o mundo real buscando entender o que faz ela ter determinadas atitudes e os motivos pelo qual tem manias, dores, sentimentos, pensamentos e assim em diante.

    Essa não é uma tarefa fácil de fazer, mas o processo pode ser muito prazeroso tendo em vista o fato de que poderá ampliar o seu autoconhecimento e compaixão por si e pelo próximo. Pratique a empatia e receba o mesmo das outras pessoas.