O que os jovens de hoje precisam ouvir?
Existem muitos assuntos que os jovens de hoje precisam ouvir para que consigam ter uma perspectiva sobre o seu futuro. Ou, inclusive, para que se protejam diante de diversos mau conteúdo distribuído em vários meios pelo mundo. No entanto, conversar com pessoas entre 10 a 24 anos não é uma das experiências mais simples. Pois ao se tratar de jovens é comum que eles se sintam os “donos da razão” isso não é generalizado.
Muitos não têm o mínimo interesse em escutar e saber o que uma pessoa experiente tem a oferecer a eles. É claro que isso não é um padrão, porém, a grande maioria dos jovens por estarem descobrindo as suas vontades, despertando ideologias e formando as suas opiniões.
Assim costumam não dar ouvidos aos adultos, por isso o ideal é falar de assuntos importantes de uma forma mais leve e dinâmica. O que mais atrai os jovens de hoje? Quer saber mais detalhes sobre o que os jovens de hoje precisam ouvir? Confira no texto.
O desafio de conversar com os jovens
Ao contrário do que alguns pais pensam, a atitude rebelde dos jovens não é apenas uma questão de falta de educação. É claro que em alguns o comportamento é responsável por esses fatores, mas na maioria das vezes eles também acontecem devido ao não amadurecimento humano. Inclusive, de acordo com a ciência, o nosso cérebro amadurece aos poucos e isso reflete diretamente no comportamento durante a adolescência.
- Twitter: @pprofessores
- Instagram: @palestraparaprofessores
- Facebook: Palestraparaprofessores
Mas na medida que o processo de neuromaturação avança é possível perceber mudanças comportamentais que favorecem a sua relação com as pessoas. Isso significa que não podemos conversar ou ensinar os jovens durante esse período?
Não, pelo contrário. Isso garante que a melhor forma de falar com os jovens e garantir que eles nos ouçam é adotando uma comunicação mais leve, assertiva e que esteja de acordo com a sua realidade. Ao adotar essa estratégia a conversa acaba ficando mais intimista, além de divertida e é justamente isso que os jovens procuram durante essa fase da vida: leveza, diversão e alegria.
Assuntos que os jovens precisam ouvir
Existem diversos assuntos que precisam ser abordados com os jovens, dentre eles a violência é um dos mais importantes, tendo em visto a necessidade de conscientizá-los sobre os riscos que existem no mundo e que, aliás, muitas vezes o perigo está em atitudes que eles consideram normais.
Depois você pode ler uma lista completa e atualizada sobre os assuntos preferidos dos jovens cristãos e uma outra lista com os assuntos preferidos dos jovens em geral. Mas em resumo os assuntos que mais interessam aos jovens na atualidade são:
- Bebida alcoólica;
- Sexualidade;
- Depressão;
- Suicídio;
- Finanças;
- Tecnologia;
- Família;
- Carreira;
- Educação no trânsito;
- Saúde;
- Futuro;
- Ansiedade.
Outro assunto que é preciso abordar é a sexualidade saudável, mas infelizmente ainda existem muitos tabus em relação a estes temas. É preciso falar sobre sexo em um palestra dst para jovens, doenças transmissíveis, formas de prevenir doenças e a gravidez indesejada, entre outros assuntos relacionados a esse tema que são de grande importância. Além disso, também existem outros temas que são relevantes, como:
Os riscos que o consumo de álcool e drogas pode provocar a sua vida
Isso porque os jovens são as maiores vítimas em acidentes de transito, cerca de 70% das mortes no mundo atingem os sexo masculino com a média de idade de 25 anos. A palestra sobre drogas é uma das melhores formas de prevenir e conscientizar a sociedade sobre o assunto.
A importância da inteligência e a gestão emocional
Pesquisa recente realizada com jovens, sobre como percebem o atual cenário no Brasil e no mundo em relação a educação, economia, saúde e bem-estar e suas perspectivas para o futuro, afirmam precisar de apoio emocional.
A influência do autoconhecimento em nossa vida
Este tema para mim devia estar na base curricular de todas as fases da educação humana, autoconhecimento é fundamental sobre a forma como lidamos conosco e com o mundo. No livro emburrecimento programado de John Taylor Gatto, ele afirma que o serviço à comunidade e a família são meios eficazes no processo educacional e na construção do indivíduo. Mas para que isso seja uma realidade é preciso a família e o próprio cidadão reconhecer e ter o seu espaço no mundo. Autoconhecimento e empatia, são a chave do crescimento social.
O uso da internet com responsabilidade e cuidado
A internet trouxe muitos benefícios para o mundo, mas é necessário educar para o seu bom uso. Este assunto interessa muito aos pais, pois percebem a perda de tempo que seus filhos sofrem devido a má gestão do tempo nas redes. Isso porque o Brasil é o 2º maior país que passa mais tempo na internet e 3º que mais usam as redes sociais, são cerca de 10 horas navegando na rede.
Esses assuntos que os jovens de hoje precisam ouvir são de grande importância na sociedade e, dependendo do que for conversado. É possível evitar atitudes irresponsáveis por parte deles através do dialogo e orientação personalizada.
Lembre-se que o conhecimento é a melhor prevenção e oferecer isso aos jovens pode garantir que eles tenham uma vida mais consciente e responsável, além de um futuro promissor. Compartilhe esse post em suas redes sociais e vamos juntos conscientizar os jovens.