Temas para grupo de jovens católicos 2020

Temas para grupo de jovens católicos 2020, antes de mais nada, 2020 começou e um novo ano sempre é uma oportunidade para refletirmos em temas e assuntos preferidos dos jovens cristãos.

Em especial a juventude católica que quer fazer desse novo ano uma oportunidade para aumentar a fé e elevar-se a um novo nível de religião

Como definir o tema de uma palestra? No artigo de hoje vamos falar sobre temas para grupo de jovens católicos 2020, lembrando que esses temas são apenas sugestões e servem como base para criação de novos temas.

Em primeiro lugar, explore cada tema de modo a resolver os problemas da sua comunidade juvenil, tendo em mente que os temas precisam:

  • Educar
  • Instruir
  • Motivar
  • Aumentar a fé

Toma nota dos principais temas para grupos de jovens católicos em 2020.

1. Fé, verdade e caridade

Pesquisa realizada pelo IBGE em 2010 apontou que que 8% dos brasileiros se dizem “sem religião”, e é crescente em especial este número em especial entre os jovens que se dizem agnósticos, ou ateus.

Isto em uma leitura mais profunda significa que os vários acontecimentos negativos envolvendo a religião, está diminuindo a fé dos fiéis.

Sobretudo, sabemos que o amor é a base do cristianismo, João 3:16, Deus é amor, e quando falta o amor é porque estão faltando com a verdade. Ao mesmo tempo, se faltar com a verdade naturalmente a nossa fé vem a ruínas.

E todo corpo sofre com a falta de fé, caridade e verdade, mas os jovens acabam sendo vítimas inevitáveis da ausência teste ciclo. Abordar questões essenciais e primordiais como estas com os jovens no novo ano é elementar.

2. O que é pecado?

Em princípio todo jovem cristão sabe que pecado é transgressão da lei, “o que desvia o ouvido de ouvir a Lei, até mesmo sua oração se torna abominável”. Provérbios 28:9.

Mas mais do que isso o pecado é algo que habita a nossa natureza humana, e entender este contexto dentro do século XXI na era da globalização é sem dúvida um tema estimulante para a juventude.

Mesmo que a filosofia, a arte a ciência parecem ser inimigas da fé e os jovens cristãos às vezes se sentem perdidos em suas escolhas e colocar em pontos claros o que é o pecado e suas consequências é um tema relevante.

Quem leu Temas para grupo de jovens católicos 2020, leu também:

Bíblia para jovens

3. Lembra-te do teu criador

Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento; Eclesiastes 12:1.

A juventude sem dúvida é uma das épocas mais incríveis da vida e este um dos assuntos preferidos dos jovens.

É uma fase especial onde as nossas escolhas afetam toda a nossa história, erros acertos ecoam por nossa vida inteira.

Assim também a fé em Deus é uma oportunidade que temos como jovens de no dia de hoje lembrar do nosso criador quem ele é, o que ele fez, o seu amor incondicional.

Nós sabemos que existem várias esferas de amor, eros, filéo e ágape.

E o amor de Deus está a um nível superior a todas as outras formas de amar. E o conhecimento deste Deus nos leva a falar mais sobre aquele que fez os céus a terra o mar e as fontes das águas.

Por isso hoje, lembra-te do teu criador, mais um tema para o grupo de jovens cristãos.

4. Os 10 mandamentos

Entregue a Moisés por Deus, os 10 mandamentos são a revelação do caráter de Deus. E é sabido que a igreja católica apostólica romana é a igreja cristã mais antiga do Ocidente com sede no Vaticano.

Do mesmo modo e uma das principais mudanças efetuadas pela Igreja Católica diz respeito ao aos 10 mandamentos da Lei de Deus, que foram alterados.

É essencial entender a razão desta mudança e discutir com os jovens questões como o papel da Igreja Católica e a Lei de Deus.

5. As cinco linguagens do amor

O escritor Gary Chapman, escreveu em 1992, o livro, As cinco linguagens do Amor. É um livro com um dos livros mais especiais escritos pelo psicólogia, escritor e pastor batista.

O livro explica as cinco maneiras de expressar e experimentar o amor com o parceiro, para jovens casados.

Gary é casado com Karolyn a mais de anos, o casal tem dois filhos adultos e atualmente vive em Winston-Salem, Carolina do Norte, onde é pastor sênior da igreja batista. Abaixo as cinco linguagens do amor, que vale a pena você tratar com os jovens casados da sua comunidade cristã:

  • Palavras de afirmação
  • Atos de serviço;
  • Tempo de qualidade;
  • Toque físico;
  • Receber presentes.

6. O que as crises nos ensinam?

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Mateus 6:22,23.

Só para exemplificar a internet é sem dúvida uma ferramenta poderosa de informações e troca de ideias, mas as redes sociais evidenciaram o vazio da alma humana, e os jovens maiores usuários expõem a sua “vida perfeita” nas redes.

Mas sabemos que o mundo virtual realmente é virtual, mas expõe o que acontece no mundo real, e às vezes as coisas em sua realidade não são tão belas quanto expostas na rede.

Finalmente agora atualmente é preciso dizer aos jovens que nem tudo vai dar certo e que as crises podem servir de fonte para melhorias e crescimento, mental espiritual e físico.

7. Intercessão pelos que sofrem

Precipuamente, o papel da oração na vida do cristão é como o respirar da alma, mas a intercessão nos tira do centro da oração e coloca o nosso semelhante.

Em outras palavras, oração não é poder, oração é apenas um meio para alcançar a fonte de todo poder, e a intercessão pelos que sofrem em dor é demonstração de amor.

Lembrando que orar e interceder sem agir, não serve para muita coisa, oração deve ser sempre seguida de ação. Fale com os jovens sobre o poder de Deus ao ouvir as nossas interseções em especial por aqueles que sofrem. Com efeito teremos um povo mais feliz que ora mais e reclama menos.

8. Estudo da bíblia, oração e testemunho

Sobretudo, com a finalidade de oferecer o melhor da palavra de Deus para jovens, temos os líderes de Treinamento de liderança Cristã (TCL), padres, bispos e professores, mas é preciso dizer aos jovens que nossa fé é baseada em Deus e não em pessoas.

Por isso o estudo diário da bíblia, a oração e o testemunho são itens fundamentais para vencer não só em 2020 mas por toda a vida.

Resumo, esperamos que os temas para grupo de jovens católicos 2020 sejam úteis para o seu encontro, tome nota para não esquecer.

  1. Fé, verdade e caridade
  2. O que é pecado?
  3. Lembra-te do teu criador
  4. Os 10 mandamentos
  5. As cinco linguagens do amor
  6. O que as crises nos ensinam?
  7. Intercessão pelos que sofrem
  8. Estudo da bíblia, oração e testemunho

Contrate um Palestrante motivacional para os seus Jovens

Afinal, esperamos ter colaborado com sua pesquisa, promover saúde e educação integral para os professores, jovens e pais, através da palestra motivacional para jovens é nossa meta.  Melhore a saúde dos seus jovens com uma palestra motivacional! Conheça o palestrante Wesley Alves e saiba como ele pode ajudar os jovens da sua comunidade.