A melhores dicas de como atender um cliente

    Qual a melhor forma de atender um cliente? Seja gentil, responda rapidamente às solicitações, demonstre interesse pelo cliente e suas demandas. Não tem competência para resolver, encaminhe o atendimento para setor mais adequado. Seja transparente e honesto, desenvolva uma relação de confiança e reciprocidade.

    Precipuamente, não existe uma resposta definitiva, mas trata-se de um conjunto de práticas que se realizadas corretamente potencializaram o bom atendimento.

    Como atender um cliente com excelência? Palestras de atendimento ao cliente, agilidade, paciência, e abordagem técnica, mas listamos algumas dicas para te ajudar a melhorar de forma rápida o atendimento aos clientes da sua empresa.

    Elas serão fundamentais para o desenvolvimento da sua equipe de vendas ou departamento comercial e atendimento, visando a consolidação dos negócios e principalmente a fidelização de consumidores.

    Antecipadamente, pegue papel e caneta e tome nota das dicas para melhorar o atendimento da sua empresa aos clientes. Vamos lhe dar alguns exemplos de como atender um cliente, vamos as dicas?

    1. Atendimento rápido

    Todas as pessoas ou empresas buscam soluções para os seus problemas, sejam pessoais ou profissionais e muitas delas possuem uma certa urgência na resolução desses problemas.

    Quando o assunto é atendimento ao cliente: apenas 11% dos consumidores brasileiros estão satisfeitos. 90% dos entrevistados em pesquisa, afirmam que qualidade e um bom atendimento ao cliente são essenciais para os consumidores brasileiros.

    Antes de mais nada, se sua empresa possui serviços ou produtos muito bons, mas que não atende a demanda de urgência, você está deixando dinheiro na mesa.

    Antes de tudo, priorizar o atendimento proativo é fundamental, sabemos que algumas empresas fazem toda estrutura manualmente, mas é importante investir no software CRM, por exemplo.

    A princípio, mesmo que seja gratuito, um sistema de vendas, para agilizar o atendimento, trocas de informações etc.

    Isso facilitará a troca de dados e o fechamento de negócios no “automático”. Sem contar que é uma forma de agradar o cliente que espera agilidade na resolução do seu problema.

    Dicas de atendimento ao cliente em supermercado

    •       Invista em motivacional vendas e treinamentos dos funcionários.
    •       Seja proativo e impressione o consumidor.
    •       Esteja uniformizado e com crachá visível.
    •       Transmita calma e confiança.
    •       Ouça e entenda o que o cliente necessita.
    •       Seja cortês, gentil e educado.
    •       Use a escuta ativa, ouça pacientemente as reclamações.
    •       Seja honesto e transparente.

    2. Empatia pelo cliente

    Manifeste real empatia interesse pelo cliente, sim parece estranho, e até redundante, mas, a maioria das empresas de atendimento ao cliente, como help desk, parecem mais querer se livrar dos clientes do que resolver os seus problemas.

    À primeira vista, parece que não estão preocupados em atender as necessidades dos clientes, estão focadas no dinheiro apenas. Mas se esquecem que clientes insatisfeitos, vão embora também os lucros da empresa.

    Os clientes valorizam cada vez mais empresas que não só humanizam a política de atendimento no papel, mas que colocam em prática essa política nas relações com os consumidores.

    Por esta razão, demonstra interesse, questione, busque aprender o que realmente o seu cliente precisa. Às vezes na ânsia de faturar a gente acaba ofertando produtos que não vão definitivamente resolver os problemas dos clientes.

    É melhor a empresa não ter em um primeiro plano lucro em determinado momento, mas ganhar a confiança e aumentar a credibilidade da sua marca com esses consumidores.

    A dica é demonstrar interesse honesto pelos problemas dos seus clientes e se colocar no lugar do cliente, este é um dos principais temas para treinamento de vendas.

    3. Confiança

    Todas as relações têm como base a confiança, e a confiança, não vem através de pedidos escritos em um contrato e sim de ações práticas e positivas nas relações com o consumidor.

    Desenvolva esta relação de maneira sadia, visando sempre o bem dos seus consumidores, muitas empresas agem desonestamente e com o tempo acabam perdendo mercado.

    Invista em uma relação de confiança, exponha cada detalhe com clareza, que não haja dúvidas sobre sua idoneidade e do seu trabalho.

    Dicas e exemplos, de como desenvolver a confiança no atendimento, pelo telefone, supermercado e padaria.

    Dicas de como atender um cliente por telefone

    •       Comprimente e apresente-se de forma gentil.
    •       Compreenda a situação, desenvolva a escuta ativa.
    •       Demonstre que está acompanhando o chamado.
    •       Demonstre interesse em solucionar o problema.
    •       Anuncie o que está fazendo para resolver o problema.
    •       Se o consumidor não tiver razão, seja sempre educado.
    •       Em caso de atrasos, mantenha o cliente informado.

    4. Honestidade

    Honestidade, dica quatro, quando falamos de honestidade no atendimento, estamos falando de atitudes negativas que temos em nossas relações pessoais que acaba sendo transmitido nas relações sociais. 

    Em outras palavras o que somos em nosso caráter, temperamento e personalidade é o que regerá também os processos de vendas.

    Freshworks, desenvolvedora de software, realizou pela Opinium, uma pesquisa que aponta as dificuldades das e expectativas de experiência do cliente a nível global.

    E apontou algumas descobertas sobre os consumidores brasileiros, cerca de 63% dos consumidores esperam que as marcas conheçam seus valores. E outros 77% trocarão informações pessoais para melhor, e mais rápido atendimento ao cliente.

    Ainda segundo a pesquisa 56% dos consumidores afirmam que o atendimento ao cliente das marcas não corresponde à imagem que retratam.

    “Seja honesto, seja transparente, as relações que se baseiam na confiança no processo de venda, atendimento e pós são a chave para fidelização”. É o que afirma Wesley Alves, profissional que há mais de 10 anos ministra Palestras sobre vendas online

    Seguir estes itens é quase que inevitável, pois muitos clientes estão dispostos a pagar valores justos, e levam em conta a relação de transparência com seus fornecedores.

    Uma ação de desonestidade pode sujar o nome da sua marca e o nome da sua empresa no mercado para sempre.

    Dica: Mantenha as portas abertas, seja honesto e transparente, isso não é mérito, é dever.

    Como atender bem um cliente em uma padaria?

    •       Se o freguês é conhecido, chame-o pelo nome.
    •       Demonstre entusiasmo.
    •       Esteja atento a higiene e uniforme.
    •       Ofereça produtos de qualidade, e informe o cliente sobre estes produtos.
    •       Seja gentil e educado.
    •       Demonstre conhecer as mercadorias.
    •       Esteja interessado nas necessidades do cliente.

    5. Seja gentil

    Certamente você já ouviu a frase, “gentileza, gera gentileza”, e é exatamente isso. No palco competitivo das vendas muitos estão fazendo exagerados e desnecessários malabarismos com fim de chamar atenção de clientes em potencial e novos consumidores.

    Porém a cordialidade faz toda diferença na relação com os clientes, frases, como:

    •       Bom dia! Boa tarde! Boa noite!
    •       Olá, seja bem-vindo!
    •       Como você está?
    •       Como posso te ajudar?
    •       Muito, obrigado.
    •       Estou a sua disposição.

    Educação e gentileza nunca saem de moda, mesmo com advento da tecnologia não podemos deixar o atendimento impessoal.

    Por exemplo, como atender um cliente em uma loja? Deixe-o cliente à vontade, não pressione, lembro-me, de uma vez, ao pesquisar uma escrivaninha para meu escritório.

    Fui até a loja e percebi que os vendedores, “pressionavam”, os vendedores na porta, então cai nesta “teia”. De início o vendedor, muito solicito, me apresentou cerca de 8 opções e não gostei de nenhuma. Foi quando ele gritou comigo e me perguntou de maneira rude, “Você não vai levar nada”, eu disse: “Não, não gostei de nenhuma escrivaninha”.

    Sai da loja e fui até o ponto de ônibus, e acredite o vendedor, veio atrás de mim a 50 metros da loja e ameaçou me agredir.

    Procurei imaginar o quão desesperado ele estava, a ponto de fazer o que fez, mas foi uma atitude imperdoável, que devia ter denunciado, mas muito novo nem levei avante.

    Por esta razão os livros de psicologia comportamental, são fundamentais, para entender a mente do atendente e consumidor.

    Todos ancião serem bem tratados em todas as ocasiões, invista na educação dos seus profissionais, palestras sobre atendimento, workshops e treinamentos são fundamentais.

    Estes temas para palestras empresariais são essenciais para desenvolver a cultura do bom atendimento.

    “A educação vem do berço, e pode ser aprendida na empresa”.

    6. Invista em Tecnologia

    Existem empresas que ainda usam máquina de escrever, isso não é uma piada é uma realidade, nada contra a tecnologia que inspirou o novo.

    Mas isso revela muito mais do que o simples medo da tecnologia, haver com uma economia que não agrega, não inova e faz com que o negócio fique cada vez mais para trás.

    Não tenha medo de investir em soluções tecnológicas, elas agilizam a troca de informações, processos de vendas, sistema de vendas modernos geram lucros.

    Humanizar o atendimento é fundamental, mas agregar a tecnologia sem dúvida estamos falando de uma ferramenta indispensável no atendimento.

    Principalmente, para quem quer ter um bom atendimento, o uso de CRM, tanto estratégias de marketing digital quanto nas vendas e do atendimento são obrigatórios nos dias de hoje para geração de novos negócios.

    Essencial para sua empresa é investir em tecnologia e usar essas ferramentas de gestão de atendimento, pois elas serão eficazes e geram valor a companhia.

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    7. Escuta ativa

    Como atender o cliente? Já vimos algumas dicas, mas entre todas até agora, a escuta ativa é fundamental. A escuta ativa pode ser definida como um facilitador no processo de entendimento e comunicação, tornando os diálogos mais eficientes. A técnica consiste no pleno interesse de uma das partes de ouvir e compreender o que o outro está dizendo.

    Este tipo de técnica, nas relações funcionam muito bem, e no atendimento ao cliente não é diferente, é uma forma de permitir o cliente falar, o atendente ouvir e absorver, de fato, o que o interlocutor diz.

    A técnica consiste em demonstrar:

    •         Empatia pelo cliente
    •         Questões investigativas
    •         Validação do entendimento

    Conclusão: Bem, estas dicas podem ser usadas em qualquer tipo de atendimento, pelo WhatsApp, ou por telefone, no supermercado e na padaria.

    Sabemos que não é tarefa fácil atender o cliente, e nem sempre ele tem razão, mas o que a sua empresa puder fazer para melhorar o atendimento é fundamental.