Saiba como lidar com uma pessoa que perdeu um ente querido

    Como lidar com uma pessoa que perdeu um ente querido? Por exemplo é gentil publicar foto de luto tio ou amigo? A perda de um ente querido gera muita tristeza, dor, angústia e em alguns casos pode até provocar indignação e raiva.

    Precipuamente estes sentimentos são comuns no processo de luto e precisamos aprender a lidar com cada um deles. E isso é obrigatório principalmente se o nosso papel é transmitir apoio à pessoa ou família enlutada.Como vencer o luto

    Sobretudo aprender a lidar com uma pessoa que perdeu um ente querido não é uma tarefa simples. Mas basta ter bom senso, as informações corretas, e saber qual o momento que ela está vivendo para ser eficaz na aproximação.

    Inclusive, tentar se colocar em seu lugar identificando o que poderia te confortar nessa mesma situação. Mas lembrando que pessoas são diferentes e encaram o luto de maneiras diferentes, um abraço, uma frase amiga é essencial. 

    Como falar com alguém que perdeu um ente querido? Saiba mais dicas de como lidar com uma pessoa que perdeu um ente querido?  Confira no texto. 

    Entenda o processo do luto 

    Como faço para lidar com a tristeza? Apesar da tristeza ser momentânea a realidade vivida pelas pessoas nesta fase é possível aprender a lidar com a tristeza.

    “É possível lidar com a ausência causada pela morte e não perder a esperança”.

    Sobretudo a dor da perda é considerada uma dores mais intensas que o ser humano pode vivenciar.

    Principalmente quando a perda em questão é relacionada a morte de um familiar ou amigo próximo.

    Nesta fase há muitos questionamentos, em especial sobre questões existenciais como:

    • De onde viemos?
    • Para onde vamos?
    • Há vida após a morte?
    • Quem morre lembra da família?
    • Uma pessoa que morreu pode voltar?

    E muitas vezes não ter estas respostas de maneira satisfatória gera uma intensificação da dor e gera frustração.

    Essa dor desencadeia o luto que, segundo a psicologia, é composto por fases que vão desde a tristeza profunda.

    Pode ocorrer negação até o início da aceitação, quando a dor diminui e a saudade aumenta.

    Artigos relacionamentos a este tema:

    No caso, esse processo é composto por 5 etapas são:

    Negação: A primeira é a negação, cuja pessoa não aceita a perda e começa a lutar contra a sua realidade.

    Raiva: Depois, inicia-se a etapa da raiva em que a pessoa questiona o que aconteceu, culpa a vida por ser injusta e busca na raiva um alívio à sua dor.

    Barganha: A terceira etapa é conhecida como barganha, nesta fase a pessoa faz tentativas falhas de negociar a volta da pessoa falecida.

    Depressão: Esta fase é marcada pela tristeza profunda acompanhada pela solidão, falta de ânimo e outros sintomas. Importante a ajuda de um profissional de saúde mensal em todos as fases, mas em especial nesta. Isso porque ao não serem tratados podem evoluir para problemas mais graves na saúde.

    Aceitação: Já nesta etapa é a aceitação, mas vale ressaltar que cada pessoa tem uma forma de viver o luto e essas fases podem ou não ser presenciadas. Inclusive, algumas passam dias, meses ou anos em uma única etapa para depois conseguir passar para outra. 

    Os 5 Estágios do luto

    Como ajudar a pessoa em luto?

    A dúvida sobre como lidar com uma pessoa que perdeu um ente querido é comum.

    Porém, a melhor forma de colocar isso em prática é usando o seu bom senso e priorizando a empatia.

    • Não sabe o que falar? Fique quieto às vezes a sua presença, carinho e abraço falam mais alto do que palavras mal colocadas.
    • Não tem como ser forte depois de perder alguém que amamos. Esta é uma das piores formas de tentar motivar alguém neste momento de aguda dor. Cuidado com frases como “ele ou ela não gostaria de te ver assim“, “não chore, seja forte“, “Deus está triste com a sua dor“. Termos assim podem aumentar o sofrimento da pessoa e fazê-la se sentir culpada.
    • Gentileza é a chave para atender alguém que está enfrentando o luto, ofereça ajuda. Se estiver disposto a resolver alguns problemas correlacionados, não é hora de cruzar os braços, seja útil.
    • Não há palavras que possam consolar um coração dolorido pela perda de um ente querido. E a maioria das pessoas acham que estão preparadas, e às vezes estão bem intencionadas, mas isso não é o suficiente. Por isso, envie uma mensagem de luto para seu amigo ou parente. Mas entenda que pessoas enlutadas precisam de um ouvido amigo nesta hora, escute mais e fale o necessário.
    • Cumprimente os familiares e amigos da pessoa que faleceu, “meus sentimentos”, “minhas condolências”, “meus pêsames” são cumprimentos que revelam carinho pela pessoa de luto.
    • Sua presença é fundamental neste momento, mas saiba a melhor hora para se aproximar, este momento é muito delicado, não seja evasivo, mas marque presença.

    Afinal de contas, a pessoa está vivendo uma dor intensa e não adianta dizer a ela para superar ou ser forte.

    “É preciso ter tolerância e mostrar para a pessoa o seu apoio”.

    Receba nossas publicações no:

    Aliás, o ideal é deixar isso claro através de atitudes como um abraço ou simplesmente estar ao seu lado fazendo companhia neste momento difícil.

    As frases ou mensagens de luto de apoio são interessantes e bem vindas, pois ajudam a se solidarizar e confortar o coração da pessoa enlutada.

    Se a pessoa for cristã ou ser religioso criamos uma lista com com diversos versículos de morte para consolo, baixe gratuitamente as mensagens e envie.

    Conclusão, o processo do luto é doloroso, mas contar com pessoas queridas e próximas para ultrapassar essas etapas pode ser mais confortável. Por isso, é essencial mostrar o seu apoio nesse momento. 

    Compartilhe esse conteúdo e ajude outras pessoas a lidarem com o processo de luto.