12 formas de evitar assédio moral no trabalho

Como evitar assédio moral no trabalho? O assédio moral é uma conduta hostil, abusiva e repetitiva que ocorre repetidas vezes dentro das empresas. Antes de mais nada, em 2021 a justiça do trabalho registrou 52 mil casos de assédio moral, e esta escalada gera prejuízos sobre os trabalhadores, empresas e estado.

Segundo o relatório mundial de saúde da OMS e OIT afirma que anualmente cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos por causa de depressão e ansiedade, gerando um custo à economia global de quase 1 trilhão de dólares.

Como prevenir o assédio moral no ambiente de trabalho? Antes de tudo, prevenção e combate ao assédio moral são palavras chave para evitar o assédio moral no trabalho. Neste artigo vamos tratar de 12 maneiras de evitar o assédio no ambiente de trabalho.

1. Política de tolerância zero

A princípio, a criação de uma política de tolerância zero estabelece que a empresa não aceitará nem tolerará o assédio moral no ambiente de trabalho.

Em primeiro lugar esta política deve estabelecer limites claros e objetivos, informando que todas as ações relacionadas a comportamentos abusivos, humilhantes ou discriminatórios serão tratadas com seriedade e dentro da lei.

Por outro lado, a política deve conter o que os responsáveis enfrentarão, advertências, multas, suspensão, demissão ou até mesmo consequências legais, como uma ação trabalhista.

A política de tolerância zero deve ser amplamente divulgada entre os funcionários e integrada aos treinamentos e manuais da empresa, garantindo que todos estejam cientes dos valores e expectativas do ambiente de trabalho. Primeiramente, baixe gratuitamente  modelo de política de combate ao assédio moral no ambiente de trabalho em .pdf.

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2. Capacitação e treinamento

Sobretudo, a capacitação e o treinamento dos funcionários são fundamentais para prevenir o assédio moral no ambiente de trabalho. A empresa deve promover palestras, workshops e cursos que abordem o tema do assédio, enfatizando a importância de um ambiente respeitoso e inclusivo.

As palestras sobre assédio podem ser ministradas por profissionais especializados no assunto, como palestrantes, psicólogos, advogados ou consultores de recursos humanos.

Profissionais que possam compartilhar informações relevantes sobre o tema, como definições, exemplos, consequências jurídicas e impactos no bem-estar dos funcionários. Do mesmo modo, as palestras devem destacar a responsabilidade de cada colaborador na prevenção do assédio e oferecer estratégias para identificar, denunciar e lidar com situações de abuso no ambiente de trabalho.

3. Canais de comunicação abertos

Pesquisa realizada pela pumble, empresa de comunicação, afirma que 86% dos funcionários e executivos citam a falta de colaboração e comunicação eficazes como as principais causas de falhas no local de trabalho.

Estabelecer e manter canais de comunicação abertos e acessíveis é fundamental para evitar o assédio moral no trabalho. A empresa deve incentivar o diálogo entre funcionários, supervisores e departamentos de recursos humanos. Garantindo assim que todos se sintam confortáveis para discutir problemas e preocupações relacionados ao ambiente de trabalho.

Sobretudo, os canais de comunicação podem incluir reuniões periódicas, caixas de sugestões, e-mails, aplicativos internos e linhas diretas de denúncia. Em outras palavras, é importante garantir a confidencialidade e proteção aos funcionários que denunciem casos de assédio, evitando retaliações e estigmatização.

Do mesmo modo, ao facilitar a comunicação, a empresa demonstra seu compromisso em lidar com questões de assédio e em seu compromisso de melhorar o ambiente de trabalho para todos os colaboradores.

4. Ambiente de trabalho inclusivo

De maneira idêntica, promover um ambiente de trabalho inclusivo é uma das maneiras mais eficazes para evitar o assédio moral. Sobretudo, a empresa deve valorizar e respeitar as diferenças entre os funcionários, criando um espaço onde todos se sintam acolhidos, seguros e respeitados.

Ocasionalmente isso pode ser alcançado por meio de políticas claras de inclusão, como:

  • Treinamentos de sensibilização cultural
  • Ações colaborativas
  • Iniciativas que celebrem a pluralidade de origens e culturas
  • Apoie habilidades e experiências dos colaboradores.

É de suma importância garantir que todos os funcionários tenham oportunidades iguais de crescimento profissional, acesso a recursos e participação nas tomadas de decisão. Um ambiente de trabalho inclusivo contribui para o fortalecimento do senso de pertencimento e a redução das tensões, conflitos e situações de assédio.

Todas as vezes que a tendência existir gera benefícios como a colaboração, a empatia e o respeito mútuo, a escuta ativa e a segurança emocional e física do trabalhador.

5. Suporte emocional aos funcionários

Oferecer suporte emocional aos funcionários é uma medida eficaz na prevenção do assédio moral no ambiente de trabalho.  O suporte emocional envolve a criação de recursos e programas que ajudem os colaboradores a lidar com questões emocionais e mentais. Ensinando a lidar com problemas como estresse, ansiedade e depressão, que podem ser agravados por situações de assédio.

De acordo com uma pesquisa realizada pela American Psychological Association em 2017, 75% dos adultos americanos relataram ter experimentado pelo menos um sintoma de estresse no mês anterior à pesquisa.

Outro estudo “Workplace Bullying and Mental Health: A Meta-Analysis on Cross-Sectional and Longitudinal Data” (2015), publicado na revista “Psychological Medicine”, concluiu que o assédio moral no trabalho está fortemente associado a problemas de saúde mental. E por esta razão é essencial que as vítimas recebam suporte emocional, a empresa pode implementar ações como:

  • Disponibilizar um serviço de assistência psicológica ou aconselhamento profissional, oferecendo sessões de terapia individuais ou em grupo para ajudar os funcionários a lidar com questões emocionais e mentais.
  • Organizar workshops e palestras sobre saúde mental e bem-estar, ensinando técnicas de gerenciamento de estresse, resiliência e autocuidado.
  • Estabelecer uma cultura organizacional de apoio, onde os colaboradores se sintam confortáveis para compartilhar suas preocupações e buscar ajuda quando necessário.
  • Flexibilizar horários de trabalho e políticas de licença, permitindo aos funcionários equilibrar melhor suas responsabilidades profissionais e pessoais.
  • Ao oferecer suporte emocional aos funcionários, a empresa contribui para a criação de um ambiente de trabalho saudável e harmonioso, onde o assédio moral tem menos probabilidade de ocorrer.

6. Liderança consciente e ética

A liderança consciente e ética desempenha um papel crucial na prevenção do assédio moral no ambiente de trabalho. Além de serem referência os líderes, gerentes e supervisores devem ser exemplos de comportamento respeitoso. Agentes de ações inclusivas e responsáveis, promovendo um clima organizacional positivo e seguro para todos os colaboradores.

Eles devem estar cientes de suas responsabilidades no que diz respeito à prevenção, identificação e enfrentamento do assédio. Para desenvolver uma liderança consciente e ética, a empresa pode adotar as seguintes estratégias:

Treinamento e desenvolvimento de lideranças: Oferecer programas de capacitação e desenvolvimento que abordem habilidades interpessoais, gestão de conflitos, empatia, comunicação assertiva e tomada de decisão ética. Esses treinamentos devem enfatizar a importância da responsabilidade dos líderes em garantir um ambiente de trabalho livre de bullying, e assédio moral e sexual.

Avaliação e feedback contínuos: Implementar processos de avaliação de desempenho e feedback contínuos para líderes, levando em consideração não apenas os resultados alcançados. Mas também a forma como eles conduzem suas equipes e lidam com situações de crise. Isso ajudará a identificar áreas de melhoria e garantir que os líderes estejam alinhados com os valores e expectativas da empresa em relação ao respeito e inclusão.

Envolvimento e responsabilização dos líderes: Incentivar os líderes a se envolverem ativamente na prevenção do assédio moral, estabelecendo expectativas claras e mantendo-os responsáveis por garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável. Isso inclui ações como monitorar o clima organizacional, intervir rapidamente em situações de assédio, e apoio às vítimas.

“Ao promover uma liderança consciente e ética, a empresa reforça a importância do respeito e da inclusão, ajudando a prevenir o assédio moral e criar um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo”.
– Wesley Alves

7. Identificação e ação rápida

Como identificar o assédio moral no ambiente de trabalho? A capacidade de identificar e agir rapidamente em situações de assédio moral no trabalho é essencial para evita-lo. A liderança deve implementar processos, saber quais os tipos de assédio, e ter e dispositivos que facilitem a detecção precoce de comportamentos abusivos.

Monitoramento do clima organizacional: Uma forma interativa é a realização de pesquisas de clima, reuniões de feedback e análises de desempenho. Estas ações servem para identificar possíveis sinais de assédio moral e áreas problemáticas no ambiente de trabalho. Estas estratégias permitem que a empresa tome medidas preventivas e corretivas para abordar as causas subjacentes e melhorar a satisfação e bem-estar dos funcionários.

Procedimentos claros de denúncia e investigação: É preciso estabelecer políticas e processos de denúncia que sejam acessíveis, confidenciais e eficazes, garantindo que as vítimas se sintam seguras para relatar situações de assédio. A liderança junto com o RH deve conduzir investigações imparciais e abrangentes em casos de assédio, levando a sério todas as denúncias e agindo de forma rápida e adequada para resolver os problemas.

Consequências e responsabilização: Definir consequências claras e consistentes para os agressores, independentemente de sua posição na empresa, e garantir que as medidas disciplinares sejam aplicadas de forma justa e imparcial. Isso pode incluir advertências, suspensões, treinamentos obrigatórios ou até mesmo demissões, dependendo da gravidade do caso.

8. Promoção do respeito e empatia

Fomentar uma cultura de respeito e empatia no ambiente de trabalho é crucial para evitar o assédio moral. A empresa deve encorajar valores e comportamentos que valorizem o tratamento respeitoso, a compreensão mútua e o apoio entre os colaboradores. Escolhemos 3 estratégias que podem melhorar as relações sociais no trabalho.

Para atingir esta meta a comunicação assertiva é uma plataforma poderosa de incentivo a comunicação aberta, honesta e respeitosa entre os funcionários. Nos momentos de crise é preciso focar na solução de problemas e no entendimento das perspectivas dos outros, e isso é uma cultura que pode ser adquirida pela empresa.

Treinamentos em comunicação assertiva podem ser úteis para desenvolver habilidades de expressão e escuta ativa, bem como para lidar com conflitos de maneira construtiva.

Atividades de Team building (Conjunto de atividades para melhorar as relações sociais na empresa). Promoção de eventos de integração que promovam a interação e o conhecimento mútuo entre os funcionários, fortalecendo os laços e a confiança entre as equipes. Essas atividades podem incluir jogos cooperativos, oficinas, projetos voluntários ou eventos sociais, que incentivem a colaboração e a empatia.

Reconhecimento e valorização: Estabelecer um sistema de reconhecimento e valorização dos funcionários que destaque suas contribuições e esforços, incentivando o respeito e a admiração entre os colegas. Isso pode incluir elogios públicos, premiações, promoções ou incentivos financeiros.

9. Orientação sobre direitos trabalhistas

Quais as consequências do assédio moral? São diversas como vimos até agora, porém o conhecimento sobre  o assunto é a base para prevenção. Garantir que os funcionários estejam bem informados sobre seus direitos trabalhistas é fundamental para prevenir o assédio moral no ambiente de trabalho.

Sobretudo, quando os colaboradores estão cientes de suas garantias legais e das políticas internas da empresa, eles se sentem mais empoderados para denunciar comportamentos abusivos e buscar apoio. Algumas medidas para promover a orientação sobre direitos trabalhistas incluem:

Treinamento e conscientização: Oferecer treinamentos e palestras para funcionários sobre direitos trabalhistas, incluindo questões relacionadas ao assédio moral, discriminação, jornada de trabalho, remuneração e outros temas pertinentes.

Disponibilização de informações: De maneira idêntica, garantir que os funcionários tenham fácil acesso às informações sobre o que é assédio, cópias da política de combate ao assédio e legislações, seja por meio de manuais, cartilhas, e-books, intranet ou outros recursos.

Provar assédio moral no trabalho: Todos os profissionais precisam saber como provar assédio moral no trabalho, e fazer o registro da ocorrência junto ao RH da empresa.

Consultoria jurídica: Oferecer suporte e consultoria jurídica aos funcionários que enfrentam questões trabalhistas, incluindo casos de assédio moral. Isso pode envolver a disponibilização de advogados internos ou a contratação de serviços de consultoria externa.

Encorajar o diálogo: Acima de tudo incentivar os funcionários a discutir abertamente suas preocupações e dúvidas relacionadas aos direitos trabalhistas com seus supervisores e o departamento de recursos humanos, criando um ambiente de transparência e confiança.

Sob o mesmo ponto de vista o fornecer orientação sobre direitos trabalhistas, a empresa demonstra seu compromisso em garantir um ambiente de trabalho justo e respeitoso, abaixo dos órgãos de defesa do direito do trabalhador.

Órgãos de direitos trabalhistas

Ministério Público do Trabalho (MPT) – Responsável por promover e defender os direitos trabalhistas, incluindo o combate ao assédio moral no ambiente de trabalho.

Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPT) – A SEPT é um órgão do governo federal responsável por promover políticas de trabalho e previdência. Eles têm um canal para denúncias de assédio moral no trabalho através do site.

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) – Responsável por monitorar e controlar o sistema judiciário do Brasil. Eles têm uma ouvidoria para receber denúncias de assédio moral no ambiente de trabalho através do site.

Ouvidoria do Ministério do Trabalho – A Ouvidoria do Ministério do Trabalho recebe denúncias de assédio moral no ambiente de trabalho.

Sob o mesmo ponto de vista, muitos sindicatos também oferecem suporte e orientação jurídica para vítimas de assédio moral no trabalho. Você pode entrar em contato com o sindicato da sua categoria profissional para obter ajuda.

10. Encorajar a denúncia de assédio

Para criar um ambiente seguro e respeitoso, as empresas devem não apenas incentivar os funcionários a relatar casos de assédio moral, mas prevenir o início do assédio. Definitivamente é essencial que seja estabelecido canais de comunicação para denúncias e punição para quem comete este crime.

É natural que a vítima tenha medo de denunciar e sofrer retaliações, mas ao proteger e atender as vítimas a empresa dá um recado que não tolerará tal conduta. A empresa deve investigar prontamente as denúncias logo que houver suspeitas e tomar medidas adequadas contra os agressores.

A conscientização sobre o assédio moral e o apoio às vítimas são essenciais para criar um ambiente de trabalho onde os funcionários se sintam seguros para denunciar comportamentos abusivos em qualquer nível hierárquico.

Dica: Conhecer quais são os 4 tipos de assédio moral, faz com que as pessoas também não denunciem problemas pontuais de conflitos como sendo assédio. Saiba o que é Assédio moral horizontal, vertical descendente, vertical ascendente e organizacional antes de denunciar.

11. Monitoramento e avaliação do clima organizacional

O monitoramento e a avaliação do clima organizacional são essenciais para prevenir o assédio moral no ambiente de trabalho. O clima organizacional reflete como os funcionários percebem seu ambiente de trabalho, comportamentos dos superiores, as políticas da empresa e a qualidade das relações interpessoais.

Sobretudo, realizar pesquisas periódicas de clima organizacional ajuda a coletar informações sobre a satisfação, o bem-estar e as percepções dos funcionários. Monitorar os resultados dessas pesquisas permite identificar tendências, áreas problemáticas e oportunidades de melhoria.

Com base nos resultados das pesquisas e no feedback dos funcionários, a empresa deve desenvolver e implementar planos de ação para melhorar o clima organizacional e prevenir o assédio moral. É importante monitorar continuamente o progresso das ações implementadas e ajustar as estratégias conforme necessário, garantindo sua eficácia na prevenção e combate ao assédio moral.

Por fim, o monitoramento e a avaliação do clima organizacional são cruciais para identificar e abordar questões relacionadas ao assédio moral e promover um ambiente de trabalho seguro, inclusivo e respeitoso.

12. Revisão e atualização de políticas internas

Como medida crucial para fechar nossa lista de prevenção ao assédio moral no ambiente de trabalho, revise a política interna. A política interna é fundamental pois ela norteia a conduta de todos dentro da empresa em relação ao assédio moral.

Para revisar e atualizar as políticas internas, é necessário avaliar as políticas atuais e identificar áreas que podem ser melhoradas ou precisam ser atualizadas. Também é importante realizar pesquisas para identificar possíveis mudanças ou melhorias nas políticas da empresa, além de consultar a legislação aplicável.

É fundamental envolver os funcionários no processo de revisão e atualização das políticas, ouvindo suas preocupações, sugestões e experiências. Isso garante que as políticas sejam relevantes, práticas e abordam as questões que os funcionários enfrentam no dia a dia.

Afinal, após identificar as áreas de melhoria, é preciso atualizar as políticas e comunicar as mudanças aos funcionários, oferecendo treinamentos, recursos e orientações para ajudar os colaboradores a entender e cumprir as políticas atualizadas.

Que ela seja sempre atualizada garanta que a empresa esteja alinhada com as melhores práticas, tanto legislação e regulamentações vigentes, como de atendimento às necessidades dos funcionários.

Em conclusão: Essas são as melhores formas de compreender como evitar assédio moral no trabalho, a prevenção é a melhor forma de proteção.